"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Imigrar nem sempre é fácil!

Desde que a crise se agravou no Brasil eu tenho visto o número de brasileiros aqui em Vancouver aumentar consideravelmente e tenho acompanhado as lutas de algumas famílias. 
A verdade é que não existe uma fórmula mágica para o sucesso como imigrante, o que funciona pra um pode não funcionar pra outro e nenhum conselho vai servir pra todo mundo. Mas como eu já imigrei duas vezes eu posso dizer o que eu acho de uma forma generalizada.
A imigração dos sonhos é aquela que você já chega no país empregado, com a residência permanente e com uma poupança boa no banco. Essa sem dúvida é a melhor forma de se imigrar, mas não é a realidade da maioria... infelizmente!!!
Então quem não tem os pontos suficientes pra já entrar no Canadá como permanente residente apela pro "plano B": vem como estudante internacional pra tentar ficar. E esse é um caminho muito caro!!! 
Se a pessoa vem sozinha pode até encarar um quartinho pra morar, economiza na comida, aperta de um lado, de outro, trabalha nas madrugadas, se vira!!! Mas quando a pessoa vem com família cada centavo vale ouro!!! e o dinheiro aqui some numa facilidade que vc não tem ideia!!! 
Outro dia eu estava num lago e acabei conhecendo uma brasileira. Ela estava com um semblante triste, cansado e comentou comigo que ela e o marido estavam cogitando voltar pro Brasil. Ela estava sem trabalhar e o marido estava trabalhando poucos dias, o dinheiro estava acabando e ela não estava vendo condições de continuar a pagar o college a a viver aqui.
Aquilo cortou o meu coração, pq eu sei que é difícil chegar aqui e ninguém que vem pra ficar quer ir embora sem alcançar os seus objetivos.
Muita gente vem com pouco dinheiro acreditando que trabalhando 20 horas por semana vai dar pra pagar as contas... gente, pode até dar, mas a chance de não dar é bem maior!!! Por isso é importante ter sangue frio e muita fé! sangue frio pra ver seu dinheiro sumir e fé pra acreditar que Deus vai abençoar seu esforço e trabalho duro e você vai conseguir conquistar um espaço no mercado de trabalho.
Essa história de que o Canadá está precisando de gente e que aqui tem trabalho pra todo mundo não é bem assim. Sim, tem mercado de trabalho, mas nem sempre é em Vancouver ou em Toronto. Conseguir um emprego nas maiores cidades pode ser muuuuito difícil, pode até levar anos em alguns casos. 
Vcs já devem ter escutado que o Canadá precisa de enfermeiros, né? pois é verdade, mas nem por isso eles facilitam os enfermeiros imigrantes a exercer a enfermagem aqui. Ontem uma amiga muito querida deu um depoimento pro canal no YouTube da minha agência, a GoNorth, contando exatamente a luta que ela tem enfrentado pra exercer a enfermagem aqui. Graças a Deus, e a muito estudo e investimento financeiro dela e do marido, ela já está perto de alcançar o seu objetivo, mas não tem sido fácil.
Hoje eu passei o final de tarde na casa de uma amiga que está aqui como estudante internacional e ela estava dividindo comigo a sua frustração em estudar numa área que ela não sabe se vai coloca-la no mercado de trabalho e de trabalhar 8 horas seguidas em pé numa loja ganhando salário mínimo. 
Eu sei que tudo isso que ela está vivendo é temporário e ela vai conseguir a residência e vai ter uma carreira aqui, mas pra quem está vivendo a situação pode ser emocionalmente insuportável. Só Deus e a certeza do que a pessoa quer pode dar força pra seguir em frente e não desistir.
Eu mesma já pensei e repensei minhas escolhas inúmeras vezes!!! não por querer voltar pro Brasil, mas por não me sentir satisfeita com o meu rumo profissional aqui. Foi muito difícil passar por várias entrevistas e não ver nada acontecer... o meu emocional foi bem pra baixo.
Mas o que fazer pra diminuir o risco dessas frustrações??? 
1-planeje a sua vinda com cuidado
2-economize o que puder antes de vir
3-faça um curso que te coloque no mercado de trabalho
4-faça amigos e invista no seu networking
5-busque trabalhos onde vc tenha chance de ser sponsoreado
6-aprenda com as experiências das pessoas mas não deixe que isso tire o seu foco
7-não olhe pra trás, olhe pra frente
8-não fique perto de pessimistas
9-abrace as oportunidades
10-coloque DEUS na frente.

Uma semana abençoada pra todos nós. 

10 comentários:

  1. Não é bem a crise no Brasil. É a crise no Canadá mesmo, a falta de gente suficiente para preencher certos cargos essenciais para o desenvolvimento do país. Estive no Brasil ano passado e fiquei impressionada com a campanha para imigração para o Canada. Eles vendem sonhos, prometem a cidadania em 3 anos, empregos bons e educação gratuita. Vi palestras em salas do aeroporto, nas faculdades, em escolas de ingles e varias agencias de viagem com gente especializada esperando possíveis candidatos a imigração. Assim, quem não vem? Ou tenta ?
    Mas, se nao tiver um suporte $, que pode ser marido rico, ou pai,ou partner, fica muito difícil, quase um survivor ou se torna um pobrinho aqui esperando os papeis para ser welfare ou homeless. A vida real não é sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, eu sei que tem muita gente vendendo sonho, mas tem muita gente acreditando sem pesquisar. Existem milhares de blogs que alertam sobre o começo aqui no Canadá, inclusive o meu. Bjs

      Excluir
  2. Oi, Renata

    Voce ja nao escreveu sobre isto? Acho que esta repetitivo o post sobre imigração. Mesmo assim vou dar meu pitaco.
    Gente, sem dinheiro nao existe vida boa, nem aqui nem em qualquer lugar do mundo. Não da para acreditar em promessas e suposições. Fim.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marília, tenho visto muita gente chegando meio que atrás de sonho e isso tem me tocado.
    Bom te ver por aqui. Já fazem quase cinco anos que nos comunicamos através do blog mas nunca nos vimos. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata!
    Descobri seu blog por acaso e estou gostando muito das postagens, principalmente pelo fato de você sempre colocar Deus na frente de tudo!
    Eu sou cearense e meu esposo é paraibano e tb somos evangélicos. Atualmente estamos morando em São José dos Campos-SP, mas pensamos em ir morar aí no Canadá, nem que seja por um período de dois anos! O que nos deixa um pouco na dúvida é que aqui nós estamos num situação bem confortável. Eu sou funcionária pública e ele é engenheiro, ganhamos um salário digno e tal, mas temos vontade de viver em outro país, conhecer outra cultura, ter fluência no inglês, etc.
    De qualquer forma estamos nos planejando para isso, para não passarmos dificuldades aí é para caso voltemos para o Brasil pelo menos eu tenha meu emprego de volta.
    Pesquisei bastante e acho que meu esposo não terá dificuldades em arrumar emprego uma vez que ele tem um inglês avançado e também é programador e eu vejo que esta área de TI está em alta aí. Mas estamos orando a Deus para ele iluminar nossa mente para tomarmos a decisão mais acertada.
    Desejo-te tudo de bom e que Deus te abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  5. Bem vindos ao blog! Pensem bem antes de vir. Eu não voltaria para o Brasil por salário nenhum, mas eu tb sei que nem todo mundo é igual e o que é bom pra mim pode nao ser pra vcs. Se quiserem vir pode me procurar, será um prazer ajuda-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata!

      Por este motivo gostaríamos de ir passar um tempo aí para decidirmos se iríamos ou não nos adaptar e, aí sim, tentar imigrar. No caso eu iria tirar uma licença de dois anos do meu trabalho e iria estudar enquanto meu esposo trabalharia. Há cerca de 6 meses, eu venho pesquisando bastante e se nós realmente resolvermos ir, isto só seria daqui uns dois anos primeiro porque eu ainda não tenho direito à referida licença e depois porque eu quero chegar aí com um inglês avançado, pelo menos para conseguir estudar em algum college. Mas sem nos precipitar.
      Mas antes de tudo, estamos entregando nas mãos de Deus. Ele quem sabe todas as coisas.
      Que o Senhor continue derramando graças sobre você e sua família!


      Excluir
    2. Olá.. entrei no seu blog por um link do twitter... como vc falou, nem todo mundo é igual.. eu que estou há mais de 3 anos nos EUA não vejo a hora de voltar para o Brasil. E é isso que estou fazendo. boa sorte ai

      Excluir
  6. Olá Renata, Eu e a minha esposa estamos com planos de migrar para o Canadá no próximo ano. Iremos com uma filha pequena, 1 ano e eu irei fazer college em Vancoucer. Também somos evangélicos e queria saber como é a igreja Cristã ai no Canadá? A igreja é receptiva? Avivada? Como você foi recebida por eles?
    Se Deus permitir em breve estaremos ai desfrutando de todos os desafios e conquistas que a imigração trás.
    Grande abraço pra sua família,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, aqui tem muitas igrejas. Acredito que vc vai encontrar uma que seja perfeita pra vc e sua família. Eu tenho um grupo em português em Richmond. Se quiser é só me falar que te passo a direção. Eu tb trabalho com intercâmbio e vistos. Se precisar de alguma coisa pode me procurar.
      Que Deus abençoe

      Excluir