"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 27 de agosto de 2016

Eu e a seleção

Olá amigos blogueiros, a minha vida tem sido uma correria só, principalmente depois dessa história de achar cabeleireiros para trabalhar no Canadá... Gente, já respondi centenas de mensagens... sem brincadeira!!! Tô morta!!!
Muita gente tem entrado em contato, tem demonstrado interesse em vir, mas poucos têm chance real de conseguir a voga pela falta do inglês.
No site eu coloquei bem claramente que o candidato(a) deveria falar inglês e saber cortar cabelo masculino. Simples demais, né??? parece que não tão simples quanto eu esperava :) Recebi muitas mensagens do tipo: 
"Tenho todos os requisitos menos o inglês"
"Será que a empresa poderia pagar o meu curso de inglês?"
"Eu não sei falar inglês, mas vou dar uma olhada na internet..."
"Minha mulher corta cabelo, depila, faz sobrancelha,  mas não fala inglês"
"Eu quero muito ir, mas não falo inglês"
Mas isso não é nem a pior parte, pq eu até entendo que as pessoas queiram tentar mesmo sem poder. Eu mesma seria uma das que tentaria aprender inglês e cortar cabelo em um mês pra participar dessa seleção rsrsrsrss... O pior é receber mensagens de pessoas que moram aqui com afirmações baseadas nas experiências delas, tipo:
"O Canadá não precisa de cabeleireiros, eu vejo os salões vazios!"
"Tem muitos salões aqui e os cabeleireiros pagam pra alugar as cadeiras"
"Isso deve ser tráfico humano"
"Esse salário é muito baixo e ninguém aqui recebe isso"
"Como essas pessoas vão vir se aqui é preciso ter licença"
Eu lembro que quando eu comecei a frequentar igreja, há muuuitos anos atrás, eu observava o comportamento das pessoas e como o pastor tinha que ter jogo de cintura pra lidar com tanta gente diferente, de culturas diferentes, de jeito de ser diferente e eu pensava comigo: Deus me livre trabalhar com muita gente!!! é melhor lidar com computadores e animais do que ter que me relacionar com pessoas rsrsrssr... 
Por causa de todas essas perguntas malucas eu tive que aprofundar as minhas pesquisas em todos os sentidos. Mergulhei nas leis de imigração, nas leis de contratação de estrangeiros, busquei mais informações sobre a empresa... eu visitei sites de processos na justiça e vasculhei se a empresa tinha alguma pendência, se havia algum escândalo com empregados, enfim, fiz o meu "dever de casa". 
O que acontece é que o Canadá é um país muito grande mas a maior parte de sua população está concentrada em Toronto e Vancouver. As demais cidades têm uma carência muito grande de mão de obra. A gente sabe que os skilled workers que chegam com PR não querem morar em lugares distantes por causa do frio e da menor oferta de emprego, mas existe vida nesses lugares, acreditem, existe vida!!! Se eu estivesse chegando hoje no Canadá sem PR eu não viria pra Vancouver... quer dizer, eu até viria pq a gente acaba acreditando que chegando aqui as coisas são diferentes e a gente dar um jeito rsrsrsr... Mas a verdade é que não é fácil. A média salarial aqui é muito baixa pro custo de vida e, de uma forma geral, pra conseguir a residência pelas leis atuais vc tem que ter uma oferta de trabalho nos NOCs A, B ou O. Complicado pra quem chega com o dinheiro contado e sem a experiência canadense.
Essas empresas que contratam pessoas de fora geralmente precisam de empregados nas cidades mais distantes. Sim, o salário inicial não é nenhuma maravilha, mas o custo de vida desses lugares é mais baixo tb. Sem falar que é uma chance de ouro pra quem tem os skills, mas nunca teria as condições financeiras pra imigrar legalmente pra cá. Sinceramente, se eu não tivesse dinheiro e nem chances legais de imigrar eu toparia na hora!!! em dois anos com a residência nas mãos eu faria o que quisesse da minha vida.
Mas enfim, cada qual é cada qual... O que eu posso dizer é que eu estou muito feliz com as surpresas que Deus tem preparado pra mim. Eu faço meus planos, eu traço meus caminhos, mas de repente as mãos invisíveis do meu Deus vêm e mudam tudo. O que era deixa de ser e Ele faz tudo novo.
A melhor coisa desse mundo é saber que a minha vida está nas mãos dAquele que tem todo o poder e sabedoria e é Ele que tem me guiado.
Não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim e tudo que eu faço é dEle, por Ele e para Ele.
Uma semana abençoada para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário