"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 14 de agosto de 2016

Eu e o meu inglês

Hoje eu tinha que gravar um video pra uma apresentação oral do curso que eu estou fazendo... Sim, gente, eu me meti em mais um curso!!! como se minha vida já não fosse cheia eu ainda invento coisa rsrs... Mas, enfim, tô estudando e tinha que fazer um video todo em inglês e foi traumatizante!!! tive que repetir o video umas 5 vezes pq o meu inglês é HORRÍVEL!!! Quando a gente fala até parece que tá mandando bem, mas quando vc se ouve... Sabe quando vc ouve os indianos ou chineses conversando e vc pensa "nossa, que sotaque carregado!"??? Pois é, eu sempre penso isso mas hoje eu vi que não estou muito longe deles não!!! ooooohhhhh bagaceira!!! Se eu tivesse dinheiro e tempo sobrando ia fazer umas aulinhas com uma fono, pq o negócio é sério!!!
Por mais que eu saiba identificar os erros na fala eles simplesmente saem da minha boca e quando eu vi já falei. E o pior é que meu cérebro acusa o erro logo que eu falo mas ai não tem como voltar atrás.
Abençoadas são as crianças que chegam aqui sem falar nada e em poucos meses falam como canadenses, sem sotaque algum e ainda nos corrigem.
Agora eu fico pensando se eu, que tenho anos morando fora do Brasil, me sinto assim, imagine quem tá chegando agora. Não é fácil!!! mas não desanimem, pelo menos nós não somos os únicos com sotaque nesse caldeirão cultural que é o Canadá. Tem gente de todas as partes do mundo e todos os sotaques e, de uma forma geral, as pessoas respeitam e levam numa boa. Acho que nós mesmos temos mais preconceito do que os próprios canadenses.
Uma das comparações que eu faço entre a minha vida aqui e o período que eu morei nos EUA é a forma como os nativos em inglês lidam com quem não é fluente. Nos EUA se vc não se faz entender o americano, de uma forma geral, não tem paciência, viras as costas e não te dá a mínima. Já aqui as pessoas tentam te entender, são mais atenciosos, educados e querem ajudar.
É claro que gente ruim e boa existe em qualquer lugar, mas de uma forma geral o pessoal aqui é mais bacana.
Já ouvi muita gente criticando os chineses que não se esforçam em aprender o inglês, mas na verdade os que não falam inglês são os mais idosos. Sim, eu concordo que todos que querem viver aqui devem falar o idioma, mas deve ser bem complicado pra quem falou chinês a vida toda, uma língua completamente diferente do inglês, chegar aqui e aprender. Os jovens falam inglês e se esforçam pra isso. Já tive vários colegas chineses e todos falavam inglês fluentemente. Mas eu penso que o preconceito em relação aos chineses aqui é igual ao preconceito dos americanos em relação aos mexicanos. Por mais americano que um mexicano possa ser ele sempre vai ser mexicano e aqui é assim. Por mais canadense que um chinês possa ser ele é visto como chinês e a culpa do alto custo de vida e de todos os atos de barberagem e mal educação é sempre deles.
Bom, gente, eu nem tenho novidades pra contar.A minha vida tá uma loucura ultimamente e não tenho feito nada além de estudar e trabalhar. Mas glórias a Deus por isso, pq até aqui o Senhor tem me sustentado e me guardado. Ele é um Deus fiel e nada acontece que não seja a vontade dEle.
Sexta que vem minha irmã tá regressando ao Brasil e eu vou ficar com o coração pequenininho. Mas estou confiante que o meu Deus está no direcionamento de tudo e o melhor pra minha irmã e sua família vai acontecer segundo a vontade de Deus pra vida deles.
Uma semana abençoada para todos nós.

4 comentários:

  1. Quando eu conheci meu vizinho que esta mais de 30 anos aqui e se aposentando e ainda não sabe o ingles, eu entendi que não basta mudar de país, como vendem as escolas, "vivenciando todo dia a lingua, o aprendizado vem rápido". Não funciona assim. Seria fácil demais, eu mudaria para Grécia e seria fluente em grego. Tem que ter dedicação, e muito estudo e querer...senao, so fica no ingles de sobrevivência. É vero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas eu estudo o tempo tempo, praticamente emendo um curso no outro e ainda assim não me agrada o meu sotaque :(

      Excluir
  2. Eu conheci mais pessoas no Brasil fluentes em ingles do que brasileiros morando aqui no Canada. Acho que depende de muitas coisas, como vontade, facilidade com línguas e cursos bons. Meu pai era professor de ingles, e mesmo assim eu não tive muita facilidade. Ele teve, eu nao. Estudei muito, mas ainda me acho fraca. Morando aqui, so vejo que preciso melhorar. Não entendo 100%. Meu listening me trai.Não acho muito fácil não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a facilidade com idiomas conta. Acho que quem se cerca de nativos têm muito mais chance de falar melhor. Na verdade falar o inglês não é o problema, o difícil é falar corretamente.

      Excluir