"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 7 de junho de 2015

A visão do canadense

Ontem eu acompanhei uma discussão no Facebook de uma amiga sobre a nova lei que cria cidadão de segunda categoria aqui no Canadá e ela levantando a questão do preconceito e da discriminação silenciosa que existe aqui, no ponto de vista dela.
Coincidentemente, hoje pela manhã na igreja, eu fui convidada pra um barbecue na casa de uma família canadense... canadense mesmo!!! uma senhora de 84 anos, branca, nascida e criada numa fazenda em Alberta. Eu, meu marido e minha filha éramos os únicos latinos. Os outros convidados eram membros da família dessa senhora, todos canadenses brancos.
Como eu tinha na cabeça a conversa do Facebook eu aproveitei a oportunidade e perguntei as pessoas que estavam na mesa como elas se sentiam em relação a grande quantidade de imigrantes aqui no Canadá e a resposta foi bem honesta e completamente de acordo com o que eu penso.
Uma senhora tomou a palavra e me disse que gostava de conviver com a diversidade, porém, ela não concordava que as pessoas viessem pra cá sem se esforçar o mínimo pra aprender e se adaptar a cultura local impondo seu próprio jeito de viver, pq o Canadá em pouco tempo perderia a sua identidade.
A dona da casa completou dizendo que era importante manter a nossa língua, no caso o português, a nossa origem, mas que virássemos canadenses de fato tb.
Outro ponto importante, que explica bem essa nova lei de cidadania, é que eles falaram que muitos "canadenses", filhos de muçulmanos, estavam saindo daqui pra se juntar ao grupo terrorista ISIS, lutando contra soldados canadenses e que eles achavam um absurdo que essas pessoas tivessem o direito de voltar pra cá como cidadãos do país.
Gente, eu concordo plenamente!!! É claro que eu não queria ser cidadã canadense de segunda categoria, mas algo tem que ser feito pra tirar a cidadania de quem não merece.
Eles tb citaram o alto preço dos imóveis aqui. Segundo eles não é justo que os chineses comprem casas e apartamentos. elevando o preço do mercado, e deixem tudo vazio aqui. Só na rua da casa que estávamos tinham quatro casas grandes vazias, pq os chineses compram, provavelmente, pra tirar o dinheiro da China e colocar aqui, e continuam a viver lá.
Agora se vc me perguntar se eu sinto algum tipo de discriminação e preconceito por ser imigrante aqui eu te digo com muita tranquilidade que não. Sim, é mais difícil pra mim conseguir emprego??? é sim!!! mas eu penso que é pela cultura de dar preferência a quem se conhece e não pelo fato de ter vindo do Brasil.
Eu morei 8 anos nos EUA e NUNCA, NUNCA fui convidada por uma família americana pra passar a tarde com eles como sou convidada aqui.
Eu tenho uma amiga que fez mestrado aqui na UBC e ela se sentiu excluída. Pra falar a verdade ela sofreu muuuito!!! Primeiro pq ela já estava na casa dos 40 e a maioria da turma era de jovens. Segundo pq todos falavam inglês fluentemente e ela tinha dificuldades e o sotaque pesado. Graças a Deus ela conseguiu enfrentar as adversidades e concluiu o curso bem. Mas eu penso que nesse caso não foi preconceito por ela ser imigrante, mas sim por ela não ter o perfil da turma e isso poderia acontecer em qualquer lugar.
Outra amiga minha, tb fazendo mestrado, está sentindo muito preconceito e discriminação na turma. Ela, que foi a da discussão do Facebook, está enxergando o Canadá de uma forma totalmente diferente do que eu vejo.
Gente ruim existe em todo lugar, disso eu não tenho dúvida, mas não podemos deixar que uma situação ou uma pessoa afete a imagem de um país que acolhe tão bem as diferenças.
Nas últimas semanas acompanhei várias discussões sobre a tal propaganda gay do Boticário e fiquei super chateada de ver como as pessoas generalizam tudo. Bastou um grupo ou um pastor criticar a propaganda pra que todos os evangélicos fossem tidos como homofóbicos e fundamentalistas. Eu sou cristã, evangélica, protestante e respeito os homossexuais. 
Jesus abraçou as diferenças e amou pessoas rejeitadas pela sociedade da época. Jesus nos ensinou a amar o próximo, então, quem sou eu pra dizer quem está certo ou errado??? Meu papel é conhecer as escrituras, deixar Deus trabalhar no meu caráter e pregar o amor DEle. Amo o direito que eu tenho de ser cristã então eu tenho que proteger o direito das pessoas de serem o que quiserem. Cada um no seu quadrado.
Só pra encerrar, hoje eu vi um milagre. Uma filipina veio pra cá há quatro anos e meio trabalhar como caregiver pra ajudar a sua família a sair da pobreza, conseguir os documentos e trazê-los pra cá. Quando eu estava na igreja o meu marido veio com lágrimas nos olhos e me disse que a família dela tinha chegado. Gente, eu fui falar com eles e não segurei as lágrimas... Quatro anos de espera, quatro anos longe do marido e dos dois filhos, quatro anos orando, quatro anos pra poder ter a família reunida no Canadá... Glórias a Deus!!!
Talvez vc pense que ela fez uma loucura e que vc não faria de jeito nenhum, mas eu vou te dizer que essa mulher lutou pra dar uma vida melhor pra seus filhos. Ela os tirou da pobreza extrema das Filipinas e os trouxe legalmente pra viver nesse país maravilho!!! Ela foi uma guerreira e Deus deu a ela a vitória.
Que o Senhor abençoe a nossa semana.

2 comentários:

  1. Gostaria de acompanhar este debate sober cidadania de 2 classe? On de acho no Facebook?

    ResponderExcluir
  2. Oi Marília, segue o link: https://bccla.org/2015/06/its-official-second-class-citizenship-goes-into-effect/
    Bjs

    ResponderExcluir