"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 14 de julho de 2014

Minha primeira entrevista de emprego no Canadá

Isso mesmo meu povo, eu tive a minha primeira entrevista face a face!!! 
Não contei nada aqui no blog antes pq eu queria escrever sobre todo o processo.
Semana passada eu recebi um email dizendo que meu portfolio havia chamado atenção e que se eu estivesse interessada era pra eu ligar pra marcar uma entrevista. Lógico que liguei na hora!!!! Pra minha surpresa não me fizeram nenhuma pergunta por telefone e já marcaram a entrevista pra hoje, 14 de julho, `as 12:00 da tarde.
Como eu tenho mandado muitos curriculums eu não tinha noção de que empresa se tratava, então, fui pesquisar na internet e descobri que o head office ficava aqui em Richmond... me animei na hora!!! imaginem trabalhar perto de casa!!!! 
Até aí eu só estava preocupada em saber da empresa, o quanto estavam oferecendo, o que faziam e coisas do tipo. Mas no sábado eu fui pegar um amiga no aeroporto e contei que eu tinha uma entrevista e ela me perguntou se eu estava treinando pra entrevista... Treinando??? como assim??? Eu não tinha noção do que ela estava falando!!!
Ela me explicou que o RH faz perguntas específicas e a gente precisa estar preparado pra responder, que não era somente chegar lá e ser eu mesma. Ele me contou que o marido dela treinava muuuuuito antes das entrevistas e que estar preparado foi fundamental pra ele conseguir o primeiro emprego no Canadá.
Como no sábado a tarde eu tinha o grupo de oração de mulheres eu aproveitei a oportunidade e perguntei sobre entrevistas de emprego. Minhas amigas me deram várias dicas de respostas e me falaram sobre uma carta de agradecimento que tem que ser enviada logo após a entrevista. Eu nunca tinha ouvido falar disso!!! Assim que eu cheguei em casa fui pesquisar. Gente, tem tudo na internet de forma detalhada!!!
O que precisamos saber antes da entrevista:
  • What does the organization do?
  • What's involved in the position you're applying for?
  • What qualifications do you need for the position?
  • What kind of skills is the employer looking for?
  • Who are the customers or clients?
  • What kind of reputation does the employer have?
Perguntas que quase sempre são feitas:
  • Why do you want this job?
  • How did you become interested in this field of work?
  • What do you have to offer this organization?
  • What are some of your strengths and weaknesses?
  • What do you see yourself doing in five years?
Quando a entrevista está chegando ao final a gente tem que ter perguntas pra fazer. Essa parte é muuuuito importante!!!
Exemplos:
  • How is the organization structured, and how would my role contribute to the work of the organization?
  • What is a typical day in the life of a person who works in this position?
  • How would this position allow me to learn and grow?
  • When do you anticipate making the decision about hiring for this position?
Bom, agora que eu expliquei a teoria, vamos a prática!!! Eu saí no sábado pela manhã e comprei uma roupa mais social. Nada demais, mas como eu estou fora do peso, as roupas que eu tenho mais arrumadas pra emprego não estão me caindo bem eu achei melhor comprar algo legal. 
Desmarquei o tutor que minha filha tinha hoje pela manhã, consegui que eu uma amiga ficasse com ela e cheguei na entrevista 10 minutos antes da hora marcada. Aproveitei o tempo e orei ao Senhor.
Coloquei nas mãos de Deus a entrevista, o que ia falar, pedi que o Espírito Santo falasse através de mim e que se fosse pro meu bem que o Senhor abrisse as portas. 
O office era enorme!!! deu pra ver que não era nenhuma portinha não, era uma empresa super estruturada!!! 
Me apresentei na recepção, peguei o crachá e fiquei esperando. De repente veio uma mulher super simpática, com o maior sorriso no rosto, me cumprimentou e disse que em breve estaria vindo falar comigo. Em poucos minutos ela retornou com mais duas pessoas, a pessoa do RH e o manager do departamento de design. Todos muito simpáticos e receptivos, eu me senti bem a vontade.
A primeira coisa que me perguntaram foi se eu podia falar um pouco de mim. Fiz um resumo da minha carreira, disse de onde eu era, o pq de ter vindo pro Canadá e o assunto foi rolando.
Depois fizeram várias perguntas sobre a minha experiência profissional, me perguntaram como eu lidava com estresse, que tipo de ambiente de trabalho eu gostaria de ter, como eu reagia a críticas, como eu me comportava diante a conflito de opiniões, se eu sabia receber ordens, o que eu acho que poderia melhorar em mim e a pior parte da entrevista: se eu tinha algo ali pra mostrar pra eles. Como eles tinham me dito que eu havia sido escolhida por causa do meu portfolio, que está online, eu não pensei que tivesse que levar impresso... mega vacilo!!! Mas eu pedi desculpa e a entrevista continuou.
Perguntaram se eu tinha alguma dúvida e eu respondi que sim. Fiz três perguntas e aproveitei pra deixar claro que eu adoraria trabalhar lá.
Eles me disseram que a resposta seria em duas semanas e que o próximo passo da seleção seria uma entrevista com a pessoa do RH e o presidente da empresa.
No final a manager do departamento de criação me deu o cartão dela e me disse que qualquer dúvida que eu poderia contactá-la. Isso é pra que eu pudesse enviar a tal carta de agradecimento pela entrevista.
Minhas impressões:
A entrevista durou meia hora e foi muito descontraída. Acho que houve uma empatia de ambas as partes.
O inglês ainda é um problema, mas não chegou a ser um obstáculo.
Eu tinha que ter levado algo impresso ou, pelo menos, o laptop com samples dos meus trabalhos.
Valeu a experiência. Se me chamarem eu vou ficar feliz. O pessoal parece ser bem legal.
Se vcs quiserem pesquisar sobre entrevistas de trabalho no Canadá segue um link bem legal: http://www.youth.gc.ca/eng/topics/jobs/interview.shtml

2 comentários:

  1. Olá Renata, primeiramente muito sucesso nesta nova etapa da sua vida. Já venho acompanhando seu blog tem um bom tempinho, inclusive parte das informações que tenho hoje sobre essa bela cidade, obtive através dele. E aproveito mais esta oportunidade para pegar mais algumas informações contigo. Na verdade é um pedido de ajuda mesmo kkk. Estou me organizando para fazer um pós-doc em Vancouver em 2015 levando meu marido e minha filhota de 9 anos. Para isto minha maior aflição é; onde morar perto da UBC com bons preços? Em que escola matricular minha filha? Você pode me orientar? Obrigada, Adilfa Garcia.

    ResponderExcluir
  2. Ola Adilfa, o ideal seria que vc ficasse nos apartamentos ou townhouses da UBC. Eu soube que as escolas de la sao otimas. Mas se for muito caro comece a procurar mais pro sul: Marine Drive e Richmond. Mas considere que muitas escolas de Richmond tem a maioria de asiaticos. Mas eh uma cidade muito familia e otima pra morar. Vc pode ver ao redor da UBC se consegue um basement, ai sairia mais barato. Mas tudo vai depender de seu oracamento. Boa sorte.

    ResponderExcluir