"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 23 de junho de 2013

Domingo brasileiro

Oi gente, já tá tarde aqui, acabei de chegar do jantar de despedida do meu pastor, mas eu resolvi atualizar o blog.
Confesso a vcs que meu coração tá bem apertado!!! Nunca é fácil deixar pessoas queridas ir embora. Por mais que eu saiba que é um direcionamento de Deus, não tem como eu não me entristecer.
Quem serve a Deus passa por situações assim. Foi muito difícil deixar minha família e ir para os EUA; depois foi difícil deixar a minha igreja e os meus amigos dos EUA e voltar pro Brasil; depois, quando eu já estava me acostumando com o Brasil e super engajada na igreja, apareceu o Canadá e, mais uma vez, despedidas, lágrimas e muita saudade. Mas em todos os lugares pelos quais eu passei eu fiz amigos que viraram irmãos e eu entendi que Deus tinha um plano por trás de cada mudança. Na hora do adeus é duro, mas, mais pra frente, quando as peças do quebra-cabeça se juntam, a gente entende que as mãos de Deus estavam o tempo todo sobre as nossas vidas. 
Quem tem Deus como Senhor e obedece o Seu direcionamento entende o que eu estou falando.
Bom, mas antes de ir pro jantar de despedida do meu pastor, eu e mais alguns amigos brasileiros daqui de Richmond nos reunimos pra um churrasquinho... Nossa, foi muito bom!!! conversa legal, comida gostosa, crianças correndo, brincando e chorando, enfim, um encontro tipicamente brasileiro.... ah, e bem nordestino tb!!!! Hoje nós éramos 5 nordestinos!!!! todos residentes de Richmond, dá pra acreditar??? E tem quem acredite que Richmond é só dos chineses rsrsrsrsrss... 
Eu tenho amigos canadenses, filipinos, hispanos, mas os brasileiros têm sempre um lugar especial. Meu marido pega no meu pé dizendo que eu gosto de estar cercada de brasileiros, e ele tá certo. Hoje mesmo, na despedida do pastor, os canadenses eram os que menos demonstravam estar sofrendo. Enquanto eu estava `as lagrimas, quase alagando a mesa e os filipinos e hispanos bem emocionados, os canadenses estavam normais... ok, eles falaram palavras bonitas, abraçaram o pastor com carinho... mas falta aquele calor humano, sabe???
Eu digo sem medo de errar: gente boa e gente ruim tem em todo o lugar, mas amigos brasileiros de verdade são muito importantes quando vc está  vivendo fora do país. Por mais que a gente ame a vida aqui no Canadá, a gente sente falta de falar a nossa primeira língua, de comer um churrasco de verdade, de lembrar das coisas boas da nossa terra e de dividir as nossas ansiedades.
Quem se isola na cultura alheia está mais propício a sofrer mais. Não é uma regra, mas eu penso assim. Conheci algumas pessoas que tinham aversão a brasileiros e a maioria era amarga, até meio antipática.
Bom, vou dormir, mas antes quero dizer que a luta continua. Vamos compartilhar informações no face e apoiar as manifestações no Brasil. Eu sei que sem uma liderança definida e sem propostas reais, dificilmente os protestos vão ter efeito imediato, POREM, eu tenho certeza que tudo que está acontecendo não está sendo a toa. Através das informações compartilhadas e das manifestações nós estamos educando o povo a pensar criticamente. 
Boa noite e que Deus nos dê uma semana abençoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário