"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 15 de novembro de 2015

Hospital, doença e minha opinião

Oi gente, ontem meu marido foi pro hospital com muitas dores no estômago. Ele teve uma virose e deram um antibiótico que não foi forte o suficiente e ele acabou desenvolvendo infeção nos pulmões e no estômago. Graças a Deus os médicos da emergência fizeram todos os exames, inclusive os de imagem, e trocaram o antibiótico, deram dois mais fortes, um para os pulmões e o outro pro estômago.
Eu já disse isso aqui algumas vezes, mas eu vou repetir: o sistema de saúde aqui do Canadá tem suas falhas, mas na região que eu estou eu não tenho muito o que reclamar não. Não é perfeito, pq em nenhum lugar é, ainda mais sendo público, mas tem funcionado pra mim e pra minha família.
Okay, funciona mais quando são casos de emergência, pq se não for o processo pode ser loooongo!!!
E, refletindo sobre o tempo que nós temos que esperar pra ver um médico especialista, um psicólogo, pra passar por um X-ray ou ultrassom, eu fico pensando na chegada dos refugiados aqui.
Eu tenho enfrentado uma batalha interna nesses últimos dias pensando nesses 3.000 refugiados que vão desembarcar até o final do ano em Vancouver. O meu lado humano acha um absurdo trazer tanta gente assim sem nenhum planejamento, sem investigar as famílias, sem estrutura, pq eu tenho lido matérias e mais matérias sobre o assunto e o governo não tem nem moradia pra essas pessoas.
Aqui existem as affordable houses, que são townhouses e apartamentos mais em conta que seria uma ótima opção. Mas eu mesma estou a procura de um de 3 quartos há tempos!!! Mês passado eu liguei pro Metro Vancouver pra ver se eu conseguia alguma coisa e a pessoa que me atendeu disse que a lista de espera era tão longa que eu não fazia ideia. Ai eu perguntei se fosse de 4 quartos se seria mais fácil, ela riu e me disse: Eu vou me aposentar e vc não vai ter conseguido uma affordable house de 4 quartos. Fácil, né??? rsrsrsrs
Cada família de refugiados vai receber $1400, o que aqui em Vancouver não dá nem pro aluguel, quem dirá pra viver. Muitas dessas pessoas vão precisar de acompanhamento psicológico e vcs sabem o tempo de espera pra ver um psicólogo do governo??? mais de um ano. 
Comida aqui é um absurdo!!! Okay, existem os Food Bankers, que são ongs que arrecadam e doam comidas pra pessoas de baixa renda. Inclusive eu sou voluntária de um Food Bank que atende todos os sábados das 10:00-11:30 na igreja que eu frequento. Mas, apesar de ser uma ajuda, não cobre a necessidade de uma família.
Emprego. Bom, se a pessoa for da área de TI é até fácil, mas pra qualquer outra área... ah, meu amigo, isso pode demorar meses ou até mesmo passar de um ano. Não é fácil!!! 
E o que acontece quando vc traz famílias e não dá condições pra que elas se estabeleçam??? Aumenta o número de necessitados causando revolta e frustração. Exatamente o que tem acontecido na Europa: guetos e mais guetos e imigrantes sem emprego e vivendo na pobreza.
Por outro lado, existe a questão espiritual e humanitária. Muitas dessas famílias querem um chance de poder recomeçar a vida em um país livre. São pessoas que estão desesperadas pra sair dos acampamentos de refugiados e que precisam de alguém que lhes estenda a mão. Não é justo que elas sejam pré-julgadas por causa dos radicais islâmicos.
Como essa é uma decisão que não está nas minhas mãos eu tomei a minha posição: sou totalmente contra até eles chegaram. Depois que chegarem eu vou ajudar no que eu puder, inclusive através do Food Bank, pq é isso que a bíblia nos ensina. Quem sabe através do amor a gente ajude a sarar as feridas emocionais e alcance algumas dessas pessoas.
Que Deus nos abençoe nessa nova semana que se inicia.

Um comentário:

  1. Realmente o sistema de saude aqui funciona. Nao podemos comparar ao brasileiro publico, principalmente.Mas, como estou trabalhando no maior hospital daqui, vejo de perto a assistencia que os pacientes tem. Nada falta, tem assistentes sociais ao lado dos mais velhos que soh tem alta qdo tem condicoes de terem suas vidas reestabelecidas e independentes. O luxo, nao existe, do pobre ao rico, todos compartilham enfermarias de , em media, 2 pessoas por quarto.

    qto aos refugiados, pelo menos aqui em TO, tudo estah muito bem planejado, inclusive os hospitais estao com clinicas para atende-los. Ateh dentistas terao. Inclusive familias canadenses estao financiando familias e recebendo-os em suas proprias casa. Muito bonito de se ver!

    ResponderExcluir