"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 30 de novembro de 2014

Tempos difíceis...

Na sexta passada tinha um grupo de brasileiros aqui em casa, pro estudo bíblico que fazemos semanalmente, quando começou a nevar. De repente estávamos todos amontoados na janela encantados vendo a neve cair rsrsrsrsrsr... Neve aqui é tão raro que quando cai fica todo mundo com cara de bobo rsrsrsrsrs...
Mas o que eu queria contar pra vcs é outra coisa. Não vou entrar em detalhes, por uma questão de privacidade, mas acho importante dividir com vcs o que aconteceu com uma amiga.
Ela, uma recém chegada, conseguiu um emprego na semana passada numa área na qual ela é formada e tem experiência brasileira. Na entrevista ela deixou bem claro que ainda não dominava o inglês e que a experiência que ela tinha não era daqui. A pessoa que a entrevistou resolveu contratá-la assim mesmo, o que foi ótimo, mas com o passar dos dias começou a pegar no pé dela por qualquer coisa e a humilhá-la publicamente, na frente dos outros empregados, dizendo que ela não sabia nada. Mesmo se sentindo mal ela aguentou alguns dias até que na última sexta, quando todos os funcionários já riam da cara dela sem a menor reserva, ela saiu de lá `as lágrimas. Conversei com ela por telefone e fiquei muito tocada com a situação. 
Infelizmente, na vida nos deparamos com pessoas más, que são incapazes de se colocar no lugar dos outros. É gente que faz o mal sem sentir remorso. Muitos até imigrantes que tb chegaram aqui sem falar inglês e sem experiência canadense e hoje, depois de se estabelecerem, se sentem na posição de pisar em quem está chegando. Deixa eu te dizer uma coisa: o que vc planta um dia vc vai colher.  
Situações como essa são difíceis e crueis, mas nos fazem amadurecer. São momentos assim que nos ensinam o valor da humildade e nos faz enxergar as pessoas que estão numa classe social inferior as nossas. 
Eu digo isso pq eu nunca precisei lavar um prato até ir para os EUA e trabalhar como faxineira. De repente eu entendi que as pessoas que trabalhavam pra minha mãe, pra minha família, pros meus amigos no Brasil, eram exatamente como eu. Eu comecei a admirar as donas das casas que eu limpava que me tratavam como da família, me chamando pra almoçar, pra jantar, me abraçando e me agradecendo carinhosamente por cada coisa que eu fazia. E tb aprendi como era ruim lidar com a arrogância e a indiferença de quem se sentia superior pela conta bancária que tinha. Eram pessoas que não sabiam que eu era formada, que falava três idiomas e que eu tinha família, pra elas eu era mais uma morta de fome que tinha ido para os EUA mandar dinheiro pra minha família faminta no México.
Eu digo uma coisa pra vcs: a imigração é uma bênção pra nos ensinar a ser gente. Pessoas de coração bom pegam os momentos de dificuldade e transformam em pontes que as levam pra mais perto de Deus. Aqui, longe da família, dos amigos, sem estabilidade financeira e emocional aprendemos a dar valor sa pequenas coisas da vida. 
Pra encerrar eu gostaria que vcs soubessem que existe um tempo pra tudo. Hoje estamos plantando esforço, sacrifício, investindo na vida aqui, mas no tempo certo Deus vai nos abençoar.
"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou...
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter..."
Eclesiastes 3:1-5

7 comentários:

  1. Isto eh bulliyng. Com todas as letras. Nada a ver culpar a "falta de ingles" ou por ser imigrante. Muitos acham que aqui eh tudo "nice", que qualquer emprego serve. Grandes setores como Costco, walmart e Target tem gente que mal sabe falar, apesar do ingresso ser bem competitivo e as entrevistas uma barreira, sendo mais de 2 e as vezes em grupos. Mas ainda tem treinamento. Esta pessoa não teve treinamento nenhum? Ela pode fazer ate processar este chefe como injuria e constrangimento. Just saying.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    É a primeira vez que entro no seu blog e já vem esse post com o qual me identifico muito.
    Também sou imigrante e aconteceu situação parecida comigo. Me senti humilhada e com trauma de procurar trabalho na minha área até hoje. Temos que ter força e confiar que Deus nos livrou de uma situação pior.
    Consegui emprego em outra área, onde tinha que conversar o tempo todo com clientes, e em 6 meses meu inglês avançou absurdamente. Hoje me sinto mais confiante com inglês e estou buscando cursos em minha área para ajudar na minha recolocação.
    Para tudo há um tempo e com Deus no comando as coisas acontecem na hora certa.

    ResponderExcluir
  3. Renata, tudo bem?
    Estamos iniciando o processo de imigração. Gostaria de conversar com você. Li anteriormente que você presta consultoria nesse campo e que também é batista.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marília,
    Obrigada pela dica. Acho que quem ler este post vai ficar mais esperto.

    Oi anônimo,
    Seja bem vindo ao blog. Obrigada pelo comentário.

    Oi Moroni,
    Me passe seu email por mensagem que eu te escrevo.

    ResponderExcluir
  5. Sou do Brasil, (Natal, RN)
    Tenho vontade de conhecer o Canadá (descobri essa vontade nos últimos dias,), principalmente Vancouver.
    Muito bom conhecer um pouco a realidade dos brasileiros que vão morar ai.
    No momento não passa de um sonho, pois não falo inglês, espanhol e muito pouco e estou terminando a faculdade.
    Tenho muita vontade de conhecer outras culturas e foi através dessa "Vontade" que encontrei seu blog.
    Gostaria de saber como é rotina de quem vive no Canadá e se vc teve dificuldade em fazer amizades ai.
    Obrigada
    Que Deus abençoe sempre vc e toda sua família.
    Muita saúde e um 2015 cheio de saúde, amor e paz.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá anônimo, não tive dificuldade nenhuma em fazer amigos e a vida aqui é igual a vida aí, com a diferença que aqui é um lugar mais seguro e com pessoas de diferentes lugares do mundo, ou seja, roupas, idiomas, cabelos, enfim, tudo diferente. Mas não há nada de muito distante do que vc conhece ai.
    Bjs

    ResponderExcluir