"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dificuldades de imigrante

Oiiii!!! estou cansada mas resolvi passar aqui pra dividir com vcs um pouquinho da minha vida.
Vcs sabem que eu estou estudando, né??? pois bem... eu conheci um brasileiro que sentou do meu lado no primeiro dia. Um cara jovem, simpático, bem bacana. Ele está aqui há pouco mais de um ano e está numa crise existencial. Segundo ele o investimento pra vir e ficar todo esse tempo parado, sem trabalhar, tem sido muito alto. Ele tentou conseguir emprego mas nada deu certo, inclusive, ele até está cogitando voltar pro Brasil. Não é o que ele quer, mas o nível de vida que ele tinha no Brasil e proporcionava pra sua família era bem maior do que ele está tendo aqui. 
Esse cara é muito bem preparado na área de negócios, é um empreendedor, então, eu acho que é mais complicado pra ele conseguir uma posição numa empresa. Eu acho que o caminho, nesse caso, seria um negócio próprio. Mas enfim... O que eu quero abordar aqui é o estresse emocional que uma pessoa numa posição dessas enfrenta. É muito complicado imigrar cheio de planos, objetivos, sonhos e ver o tempo passar sem nada de concreto acontecer. Sem falar na cobrança da família, dos amigos, dos conhecidos... sempre tem alguém que nos faz lembrar que não saímos do lugar rsrsrsrsr... É um tal de "e ai, já conseguiu trabalho???" ou "vc já está a quanto tempo parado???". Frases comuns mas que na hora errada soam como um tapa na cara.
A situação fica pior, ao meu ver, quando é o provedor que está sem trabalho. Pq no caso desse meu amigo, a esposa tem que ficar com as filhas, que são pequenas pra entrar na escola, e ele é que deveria ser a pessoas responsável pela entrada de capital.
Eu consigo me colocar no lugar dele e acredito que não é fácil viver sem ter certeza de que as coisas vão dar certo. Porém, por outro lado, a gente nunca tem certeza absoluta de nada. Cada fase da vida nos ensina alguma coisa e nos amadurece pra futuros passos. O importante é ser um bom observador e tentar aproveitar o melhor de cada momento.
Como pra mim não existe o "voltar pro Brasil", ou o Canadá dá certo ou dá certo, pq eu já não me vejo no Brasil há muuuuito tempo!!!
Eu tb me preocupo, fico triste, `as vezes deprimida com as portas fechadas, mas eu consigo ver o lado positivo do momento que estou vivendo e confio em Deus. Tô num aperto lascado??? estou!!! mas Deus não tem deixado faltar nada e na hora certa a porta certa se abrirá, pq o mesmo Deus que prometeu é fiel pra cumprir.
Mas não pensem vcs que todas as áreas são difíceis aqui em BC. Cada caso é um caso. Eu mesma conheci uma gastrônoma que mal chegou do Brasil e já conseguir emprego. Ela está trabalhando num restaurante da granville island com a maior cara de bom.
Não podemos deixar os obstáculos tirarem a nossa visão do alvo. É não olhar pro tamanho do problema e sim pro Senhor que pode nos ajudar a resolver o problema.
Tenham uma boa noite.

3 comentários:

  1. Renata... não é fácil encarar a realidade de que o Canadá não necessariamente representa um emprego fácil e na nossa área. É preciso considerar a possibilidade de se reinventar a qualquer momento, tentar, tentar de novo... e ter um plano de emergência para o caso de nada acontecer.
    Vou manter meu apartamento alugado aqui no Brasil se Deus quiser, e preservar as aplicações e investimentos, que vieram da herança dos meus pais. Da mesma forma, espero manter os cursos temporários que ministro no Brasil para quando vier aqui. E vou em busca da experiência canadense...
    Chegar num lugar estranho, muitas vezes sem conhecer ninguém, e de repente sair em busca de emprego não é nada fácil. Em Vancouver deve ser mais difícil ainda com tantos chineses e indianos que, não raro, já têm parentes e conhecidos aí para dar uma força... enquanto os brasileiros não possuem uma comunidade coesa e nem sempre se ajudam.
    O jeito é manter a fé em alta, orar muito e cedo madrugar com muita dedicação e trabalho para Deus ajudar. Para algumas pessoas, talvez valha a pena começar num trabalho alimentar para entrar no mercado... para outras voltar a estudar, para outras mudar radicalmente de área...
    A imigração é um "reset" na vida e precisamos dar conta disso. Mas voltar para o Brasil, não mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata. Sabe como é o mercado para engenheiros civis por aí? Ouvi falar que a preferência é por profissionais asiáticos e que os brasileiros tem dificuldades para disputar com eles. Estou indo até aí em março para dar uma sondada, qualquer informação ajuda. Obrigado. Michel.

    ResponderExcluir
  3. Oi Michel, não sou expert no assunto, mas pra engenheiros o melhor lugar é Alberta.
    Boa sorte

    ResponderExcluir