"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 9 de novembro de 2014

A saga dos cearenses continua

Resolvi escrever um pouco mais sobre essa família de amigos, pq acredito que história deles têm servido de exemplo pra quem está pensando em vir pro Canadá. Depois dos últimos posts eu recebi um número considerável de emails de pessoas querendo mais informações sobre a vida aqui.
Bom, quando esse família resolveu abrir mão da vida no Brasil e encarar o desafio da imigração eles deixaram pra trás empregos, família, amigos, estabilidade, pra aventurar uma nova vida num país socialmente mais digno. Como não conheciam ninguém aqui vieram direto pra um hotel em downtown e contactaram uma amiga minha através de uma das comunidades brasileiras do facebook pra saber como as coisas funcionavam por aqui. 
Assim que chegaram foram procurar por apartamento e tiveram que encarar o primeiro desafio: a falta de crédito e de histórico local. Ficaram indignados com as inúmeras portas que se fechavam bem na cara deles. Em uma das entrevistas por apartamento o landlord os deixou esperando por mais de 20 min e depois olhou pra eles e disse que não tinha mais apartamento pra alugar. Preconceito??? não sei. Mas eu disse a eles que eu acreditava que quando as coisas não estão dando certo a gente precisa abrir os nossos olhos espirituais. De repente Deus tinha algo melhor pra eles.
Depois de mais de uma semana andando e batendo nas portas eles conseguiram alugar um apartamento. Deram o depósito e o ap estaria vago no dia primeiro de dezembro, ou seja, seria um mês dentro de um quarto de hotel.
Com o endereço na mão eles foram ao school board de Vancouver registrar a filhinha deles no Kindergarten. Não conseguiram. O school board queria uma carta do college, mas eles só tinham a do curso de inglês. Ligaram pra agência que vendeu o pacote, contactaram a escola daqui e nada.
Então nos informamos com uma consultora de imigração que viu os documentos e disse que estava tudo certo. Fomos a um outro school board e tudo foi resolvido. Na sexta passada a filhinha deles começou na escola e adorou!!! O casal ficou encantado com a estrutura do lugar, com os professores e com toda assistência que receberam.
Naquele momento eles tinham um outro problema: tinham que conseguir um outro ap pq o que eles tinham alugado ficava muito longe demais da escola da filha deles. Um casal de amigos meus se ofereceu pra ajudar e em apenas dois dias eles fecharam contrato num apartamento novinho, super bem localizado e todo o sufoco que passaram nos primeiros dias foi substituido pela alegria de, enfim, estarem começando a vida aqui.
Desde ontem eles estão comprando as coisas básicas pra mudarem pq o ap já está disponível. Eles, inclusive, já estão com as chaves nas mãos.
Agora que os primeiros desafios já foram superados, eles vão focar em conseguir o nível de inglês suficiente pra começar no college. A minha amiga inclusive já marcou algumas provas de inglês dos próprios colleges pra ver se consegue entrar direto sem precisar gastar tempo e dinheiro com o cursinho que ela tinha pago.
Pra quem não sabe, colleges e universidades, geralmente, tem uma prova de inglês deles mesmos que serve pra avaliar o nível do estudante. Ou seja, pode servir como um substituto do IELTS e é mais barato. Por exemplo: a minha amiga pagou $75 pra fazer a prova da Kwantlen e $100 pra fazer a do Langara.
Quando eu estava querendo estudar eu fiz a do BCIT. Eu lembro que foi mais de $100 mas eu não precisei do IELTS.
Bom, eu vou ficando por aqui. Espero que Deus nos dê uma semana abençoada.
Tenham uma boa noite.

4 comentários:

  1. Quantos desafios que esta família está enfrentando, espero que Deus ilumine o caminho deles!!! Não deixe de nos informar a respeito deles....
    http://dianocanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tudo bem? Também somos de Fortaleza e estamos nos preparando para iniarmos o processo para irmos pro Canadá. Escolhemos Vancouver por diversos motivos. Porém como todos que se aventuram, temos muitas dúvidas, medos e incertezas...me identifiquei muito com este casal cearense, pois também somos em 3, eu, meu esposo e nossa filhinha de 7 anos. Será que voce poderia nos ajudar nos passando o contato do consultor que fez o seu processo? Vi em outro post que seu processo com ele deu certo. Em março vamos até aí, para conhecermos a cidade. Não conhecemos ninguém aí e isso nos causa um pouco de pânico. Outra coisa: também somos cristão, aqui somos da Igreja Batista. Voce conhece alguma Igreja, batista ou evangélica, alguma comunidade cristã brasileira que possa nos indicar?
    Muito agradecida,
    julianna

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,
    Sua filha é da idade da minha e eu terei o maior prazer em ajuda-los a vir pra cá. Eu congrego numa igreja batista canadense e faço reuniões todas as quartas pra estudo bíblico em português. Ficaremos muito felizes se vcs participarem :)
    Quanto ao processo de imigração eu fiz com a Interapoio de SP. É uma empresa séria, mas fiquei sabendo que o processo com eles está bem caro. Eu estou trabalhando numa empresa de consultoria de imigração aqui em Vancouver e super recomendo. Se vc quiser mais informações sobre o processo, custo, opções e etc eu terei o maior prazer em ajudar. Me mande seu email ou skype pra gente conversar melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,
    é verdade sim. Eles enfrentaram muitas dificuldades nesso começo, mas parece que as coisas se ajeitaram. Obrigada pelo seu comentário.
    Bjs

    ResponderExcluir