"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um americano no Canadá

Oi gente, tenho andado super ocupada com os trabalhos do curso. Graças a Deus já estou chegando na reta final!!! Agora é manter o foco e fazer o melhor.
Bom, mas o que eu quero falar hoje é sobre uma conversa que eu tive com um americano no último domingo. Estávamos acompanhando os nossos filhos num aniversário de uma das crianças da escola e acabamos batendo um papo bem bacana.
Pra vcs entenderem o contexto da conversa, ele estava me falando da adaptação dele e da família aqui no Canadá e eu perguntei se ele estava gostando daqui. Ele respondeu que sim. Então, eu perguntei se ele gostava mais daqui ou dos EUA e ele, um americano nascido e criado nos EUA, em Nashville, me disse algo bem interessante. Ele me falou que há muito tempo ele estava sentindo que não dividia o modo de pensar e de ver o mundo como os seus amigos e familiares americanos. Ele explicou que o país, principalmente a área em que ele vivia, estava numa forte tensão racial e discriminação aos imigrantes que ele não concordava. Segundo ele, os brancos e "cristãos" têm levantado uma bandeira "nacionalista" da qual ele - um branco - não concordava. 
Eu perguntei o que ele achava do Canadá, e ele me respondeu que se sente muito bem aqui, pq é um país que respeita as diferenças e recebe bem os imigrantes de uma forma geral.
Essa conversa me chamou a atenção, pq, como vcs sabem, eu morei muito tempo nos EUA, país que eu aprendi a amar, e desde que eu cheguei no Canadá eu me pergunto de qual país eu gosto mais.
Tanto eu quanto o meu marido já conversamos muito sobre a vida aqui e a vida lá e sempre chegamos a conclusão que o Canadá tem um peso forte no quesito qualidade de vida. 
Desde que chegamos nos sentimos bem vindos e em casa. Não existe, pelo menos nunca aconteceu conosco, nenhum tratamento diferenciado ou qualquer tipo de discriminação por sermos imigrantes, brasileiros, e no meu caso, morena. Os canadenses, sem sombra de dúvida, são educados, politizados e tolerantes `as diferenças. Devem existir uns malucos por aí, pq todo lugar tem, né??? mas a maioria é beeeemmm educada!!! Vc já sente a diferença na chegado ao país quando passa pela imigração... é incrível como vc percebe que entrou no Canadá!!! rrsrsrsrsrrs... Quem viaja muito de um lado pro outro sabe do que estou falando rsrsrsrsrs...
Outro ponto importante: as pessoas aqui trabalham, mas vivem. Não é uma sociedade voltado ao dinheiro e ao consumismo desenfreado. Eu lembro de uma vez que eu estava comprando algumas roupas pra minha filha na Old Navy - pq é barata e estava em promoção rsrsrs - e eu fui pro caixa com duas sacolas cheias que tinham peças repetidas mas de cores diferentes. Eu me recordo bem de 3 jaquetas de frio. Pois na hora de pagar a pessoa que estava me atendendo olhou pra tudo o que eu estava comprando e me disse algo mais ou menos assim: Nossa, mas tudo isso!!! vc deve estar reformando o closet...
Gente, eu não sou consumista!!! essa compra eu fiz quando cheguei pq minha filha não tinha muitas roupas de frio rsrsrsrsr.... mas me chamou atenção o fato de um empregado da loja quase me dizer que eu estava comprando demais. Nos EUA as pessoas fazem isso normalmente. Se gostam de um sapato compram logo 3 de cores diferentes... e eu tô falando sério!!! rsrsrsrssrsr... Mas aqui as pessoas são bem mais contidas com os seus gastos.
Uma outra coisa que me encanta no estilo de vida canadense é ver as pessoas se exercitando nos parques, fazendo Yoga, andando de bicicleta nas ruas - mesmo com todo o frio do mundo - e curtindo a vida como eu não me lembro de ter visto nos anos em que eu morei na Flórida. E olha que o sul da Flórida é lindo!!!
Comida. Aqui a gente come beeeemmmm melhor!!!! Se vcs acham que eu estou exagerando, é só contar quantos fast foods vc vê, quantos têm dentro do shopping e comparar com os EUA.
Os canadenses tem uma preocupação muito grande com com o que é saudável. Essa semana abriu uma seção no Superstore somente de alimentos orgânicos. Eles já vendiam orgânicos, mas agora eles se aprofundaram no setor e estão oferecendo diversos produtos orgânicos das mais variadas origens... amei!!!
Agora quer saber o lado ruim daqui??? pelo menos daqui de BC??? os preços ridículos dos imóveis!!! uma casa que nos EUA vc compra por $160.000 aqui custa $650.000 - $800.000. Eu me pergunto direto se não era hora do governo construir casas para a classe média com preços reais. Sim, pq isso já aconteceu anteriormente. Comprar uma casa ou ap de mais de $500.000 é assumir um mortgage altíssimo que pode deixar muita gente com a corda no pescoço.
Os impostos aqui são altos, mas eu nem posso reclamar muito, pq, afinal, nós temos assistência médica e outros benefícios que são possíveis por causa da nossa contribuição... Mas eu morro de saudade de encher o carrinho e pagar menos de $100 rsrsrsrsr... Aqui qualquer comprinha básica passa dos $150 fácil, fácil.
Bom, vou ficando por aqui e vou deixar um video que eu acho muito engraçado.
Boa noite.

Um comentário:

  1. Eu nunca morei nos EUA, e nao pretendo morar nunca!
    Nao tem como eu separar a Pati medica da Pati gente, e por isso eu jamais moraria num pais onde as pessoas tem tratamentos medicos essenciais negados por nao terem plano de saude...
    Eu AMO o sistema de saude canadense (embora nao seja perfeito), eu amo a educacao desse povo, eu amo a diversidade cultural do Canada, eu amo as belezas naturais e a 'wild life' preservadissima... resumindo: eu nao trocaria o Canada pelos EUA nunca!!!

    ResponderExcluir