"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 3 de setembro de 2013

Fora da realidade

A minha primeira gravidez foi interrompida por um parto prematuro no quinto mês de gestação. Eu lembro que mesmo sem forças, mesmo sabendo que minha filha dificilmente sobreviveria, eu estive do lado dela, orando, chorando e louvando o tempo todo. Eu estava com ela quando o seu coração minúsculo parou de bater e eu nunca vou esquecer a dor que eu senti naquele momento, era como se eu não tivesse onde pisar.
Depois que o Senhor recolheu a minha filha, foi num domingo a noite, o meu pastor saiu do culto e foi pra minha casa. Ele me encontrou muuuito calma e muuuito racional e, então, me obrigou a tomar um remédio pra dormir. Eu não chorava, só pensava em virar aquela página da minha vida e seguir em frente. Eu me recusava a sofrer desesperadamente pq eu queria mostrar a Deus que a minha fé e confiança NEle eram maior do que qualquer dor que eu pudesse estar sentindo.
Mas eu sou humana e eu aprendi que mesmo com toda a fé do mundo a minha dor era maior do que eu podia suportar com a minha racionalidade.
Eu sei que minhas experiências com a morte me ensinaram que nós não estamos preparados pra perder as pessoas que amamos, não estamos preparados pra ver as pessoas que amamos sofrendo, dói muito!!! E mesmo que a gente se controle pra não explodir, a gente acaba implodindo. Hoje eu não consigo encarar a dor da perda como antes, as vezes eu tenho vontade de fugir da realidade, de me desligar um pouco, sabe???
Durante o final de semana, eu passei horas assistindo mais de 30 episódios de uma série americana que eu gosto muito. É uma série médica. Mas eu cheguei a conclusão que não era normal passar tanto tempo assistindo um filme quando eu poderia estar fazendo outras coisas e, então, eu refleti sobre o que estava me levando a fazer isso e cheguei a conclusão que era uma forma de me desligar do que estava me incomodando.
Há alguns dias atrás eu liguei pra uma amiga que está em tratamento contra um câncer agressivo e falei com o marido dela. Pensem em uma pessoa devastada... pensem numa pessoa sem forças pra falar, pois era ele. Ele me disse que ela tem sofrido muito com muitas dores.
Eu só disse a ele que tínhamos que continuar a confiar em Deus, não tinha o que dizer mais do que isso. Eles acreditam que Deus pode fazer o milagre, e eu tb acredito, então, temos que orar e confiar. Mas eu não posso negar a vcs que fiquei muito abalada depois que falei com ele.
Por mais que eu tente não pensar, eu me coloco no lugar dela e me pergunto: e se fosse comigo??? e se fosse eu quem estivesse definhando, como seria??? Eu tenho um marido e uma filha que eu amo, imaginem saber que o meu tempo perto deles poderia estar chegando ao fim.
Eu sei que a morte faz parte da vida, mas não é fácil dar de cara com ela.
Eu fico vendo essas séries médicas, vendo pessoas morrendo, se tratando e é como se eu tentasse aceitar que a morte e as doenças são normais. Mas, por mais que eu saiba disso, eu acho que ninguém está preparado o quanto deveria, né???
Conheço muita gente que nunca se recuperou depois de uma perda... é difícil!!!
Sabe, amigos, eu sei que todos nós temos problemas, eu sei que a vida não é fácil em muitos aspectos, mas se estamos com vida, com saúde e temos as pessoas que amamos conosco, nós temos tudo. Dinheiro, carros, empregos, tudo isso a gente pode conquistar com o tempo, com trabalho, mas a vida é uma dádiva de Deus, hoje estamos aqui, mas amanhã só Ele sabe.
Vamos cuidar do que está ao nosso alcance, pq o que não está é só com Deus.
Boa noite

6 comentários:

  1. Mais uma vez me emociono com seus posts...
    Vc eh realmente especial!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Renata, n sou de comentar em blogs, mas hj deu vontade de escrever o q venho adiando ha dias....
    Descobri seu blog por aí... nem sei como na verdade, deve ter sido buscando informações sobre imigração para Vancouver (ja morei aí por 6 meses). Mas depois de descoberto, virou um vicio. Me encantei pelo seu jeito de escrever e de falar de Deus. Fiquei com os olhos marejados algumas vezes de tão lindo q é o seu relacionamento com Ele. Estou lendo o blog inteiro... faz meses já... e adoro!!!
    Bom, é só isso... desejo td de melhor para vc e sua familia.
    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Pati, muito obrigada pelo carinho... já te conheço sem te conhecer há um bom tempo rsrsrsr... bjs

    Aline, outro dia eu estava me perguntando se alguém já tinha lido os meus mais de 700 posts rsrsrsrsr... fico feliz de saber que vc tem gostado do que eu escrevo. Acho que o blog se tornou um diária mesmo... bjs

    ResponderExcluir
  4. Que historias difíceis. Mas Deus está no controle. Minha irmã, como é a igreja em Vancouver? Vc frequenta alguma? Como é o relacionamento que as pessoas em geral - canandenses ou não - mantem com Deus?

    ResponderExcluir
  5. Quantas lutas! Minha irmã, tenho curiosidade em saber como é a igreja em Vancouver, como as pessoas se relacionam com Deus, tanto canadenses quanto imigrantes. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana, tem muitas igrejas aqui, muita gente comprometida com Deus, mas muita gente distante de Deus tb. Eu frequento uma igreja Batista perto de onde moro.

    ResponderExcluir