"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 15 de setembro de 2013

Recarregando as energias

Oi amigos blogueiros, meu final de semana foi de muito estudo e trabalhos domésticos, mas hoje eu pude descansar um pouco e recarreguei minhas energias com uma palavra nota mil que eu ouvi na igreja. 
Estamos estudando o livro de Ruth - maravilhoso!!! - e hoje a ministração foi dada por um pastor de fora. Eu estava morrendo de dor de cabeça, mas ainda assim eu consegui assimilar muita coisa boa.
Eu tenho muitas amigas que dizem que não conseguem ler a bíblia pq não entendem o que está escrito. Mas o livro de Ruth é um dos livros que qualquer pessoa consegue entender, pq tem uma história completa, começo, meio e fim.
Ele conta a história de Ruth, uma jovem viúva que decidi deixar a cidade onde morava, seus pais, suas crenças pra seguir a sogra, uma mulher que tinha perdido o marido, os filhos e se encontrava sozinha e amargurada. Noemi, a sogra, pede que Ruth volte pro seus pais pq ela seguiria ao encontro de seus povo, mas Ruth, numa demonstração de amor e cuidado diz a ela: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! "Rute 1:16-17 
 Então as duas seguiram pra Belém. Naquela época era difícil que mulheres conseguissem o sustento sem a ajuda de um homem, então, Noemi e Ruth estavam numa situação difícil, sem perspectivas. Mas Deus estava com elas. 
Ruth saiu pra colher espigas num campo. Ela não conhecia o dono da propriedade e nem os planos de Deus, mas Deus estava cuidado de sua vida de uma forma toda especial.
O dono das terras, de nome Boaz perguntou aos empregados quem era a jovem que estava colhendo espigas em sua propriedade e eles responderam que era Ruth, nora de Noemi. Boaz, então, dá ordem aos seus empregados pra que deixassem Ruth colher o quanto quisesse e tratassem ela bem.

Disse então Boaz a Rute: "Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas.
Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram".
Ela se inclinou e, prostrada rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira? "
Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que pouco conhecia.
O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio! "Rute 2:8-12
Ruth, até então, não sabia, mas Deus já tinha preparado pra ela o melhor. O homem bom e cuidadoso que ela tinha conhecido era nada mais e nada menos a pessoa que iria resgata-la de uma vida de sofrimento, dor e perda pra uma vida nova, repleta de bênçãos e felicidade.

Ruth e Boaz se casaram e construíram uma linda família. O filho que eles tiveram foi o avó do rei Davi, ou seja, Ruth entrou pra história da bíblia.
Sabe, gente, Deus pode nos resgatar dos problemas e dos sofrimentos. Não existe acaso, sorte, jeitinho... nada, quando temos o Deus de Israel nas nossas vidas. 
Ruth não era judia, era de um povo que adorava muitos deuses, mas quando ela escolheu seguir Noemi e o Deus de Israel, o Deus verdadeiro, Ele passou a fazer parte de sua vida e a direcionar os seus passos.
Vamos começar a semana buscando a Deus, vamos confiar que Ele está trabalhando em nosso favor mesmo que a situação esteja dizendo o contrário. O Senhor pode nos resgatar, Ele pode reescrever a nossa história. É só confiar.
Tenham uma semana abençoada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário