"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 14 de setembro de 2013

A barreira do idioma

Oi gente, depois de um dia todo de estudos e trabalhos domésticos eu, enfim, parei. Minha cabeça tá explodindo de dor!!! acho que foi por causa das horas de leitura e da luz do computador. Já tomei um remedinho e agora vou relaxar um pouco.
Bom, o que eu quero dividir com vcs hoje é a minha frustração em relação ao inglês. Passei mais de cinco horas pra escrever duas redações, dá pra acreditar??? O que eu faria rapidamente em português, em inglês eu levo uma vida!!! sem falar que nunca, nunca sai perfeito.
Quem tá de fora pensa que vai chegar no país, vai estudar um pouco e depois de 2-3 anos vai estar fluente... ok, você pode até falar fluentemente coisas do dia a dia, mas basta mudar um pouco o assunto pra vc se dar conta que o inglês não é a sua primeira língua.
Há um tempo atrás eu fui ajudar uma amiga a fazer uma carta de apresentação pra um dos mestrados que ela estava aplicando. Sentamos, escrevemos, traduzimos, revisamos e ficamos satisfeitas com o resultado final. Eu lembro que li e disse a ela que tinha gostado e ela concordou e me disse que tb achava que estava bom.
No dia seguinte, um canadense, pai de um dos amiguinhos do filho dela, foi `a casa dela e leu a carta. Sabem o que ele disse??? que tava na cara que tinha sido escrita por um estrangeiro.... affff!!!! ninguém merece, né???? rsrsrsrsrrsr.... Depois ela mandou pra um revisor e sabem o que ele disse??? que ele ia precisar de tempo pra revisar pq tinha muitos erros... frustração total!!!!
E não pensem que minha amiga não fala inglês, ela fala e fala bem, só que não é nativa, assim como eu tb não.
A cabeça de quem aprende o inglês na fase adulta não é como a de uma criança ou de um jovem, nós sempre cometemos o erro de traduzir o que queremos falar ou escrever e isso não dá certo.
Eu mesma quando vou escrever em inglês tento pensar em inglês, mas é um desafio muito grande!!!
Mas eu tenho melhorado muito depois que comecei a estudar no BCIT. É até engraçado quando eu encontro com algum dos brasileiros que estão na minha sala e, ao invés, de falar em português eu sempre começo falando em inglês. Eu já estava acostumada a falar só em inglês na escola, pq na minha sala não tinha nenhum brasileiro e nem hispano, então, a única opção era o inglês.
`As vezes eu fico observando minha filha se enrolando entre o inglês e o português pra se expressar e eu me vejo nela. Tem vezes que eu tenho que apresentar algum trabalho ou falar alguma coisa em público e sai uma frase confusa e enrolada, sabe??? e o pior é que depois que eu falo eu percebo que falei ou pronunciei algo errado e eu não tenho como voltar atrás e fica aquela sensação horrível!!!
Ontem mesmo um dos professores pediu que eu fosse até a frente escrever no quadro a opinião dos alunos em relação a um determinado assunto. Na hora eu só pensei: Senhor me socorre!!! pq eu sabia que alguém ia dizer alguma coisa que eu não ia entender ou não saber escrever, ou seja, eu ia pagar o maior mico!!! Pois bem, a primeira frase foi dita por um canadense nato, daqueles com sotaque do interior e eu não entendi completamente e tive que pedir a ele que repetisse umas duas vezes. Ainda bem que só foi isso e depois deu tudo certo, mas foi o suficiente pra eu querer enfiar minha cara no buraco rsrsrsrssrrs...
Mas tem uma coisa boa, eu não tenho problema algum pra entender o que os professores falam. `As vezes eles têm problemas pra me entender, mas no geral tá tudo bem.
Bom, vou ficando por aqui. Agora vou assistir as séries médicas que eu gosto :)
Boa noite

Um comentário:

  1. Ai, Renata, eu te entendo perfeitamente...
    Eu passo pelos mesmos "problemas", principalmente qdo estou cansada! Odeio qdo meu telefone toca de fim de semana, pq Sabado e Domingo sao meus dias de relaxar com o ingles, descansar o cerebro!!! rsrsrsrs
    Mas vamos que vamos, ne? Dizem que embora nunca se torne nossa lingua nativa, sempre me dizem que um dia se tornara natural e "efortless". Assim espero!
    Beijos

    ResponderExcluir