"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 26 de fevereiro de 2017

Mais uma experiência com o sistema de saúde daqui.

Olá amigos blogueiros, hoje vou contar pra vcs uma experiência que eu tive essa semana na emergência do hospital aqui em Richmond.
Bom, como vcs sabem eu já perdi as contas de quantas vezes eu fui pro hospital. Infelizmente a minha saúde não é sempre 100% e eu já experimentei o sistema de saúde canadense algumas vezes.
No geral o saldo é positivo e eu sou grata a Deus e ao Canadá pelo serviço a que eu tenho acesso.
Mas eu confesso a vcs que algumas coisas me preocupam e me assustam um pouco.
Eu me senti mal as 4:00 da manhã. Tentei segurar um pouco até o dia amanhecer pra poder deixar minha filha na escola antes de ir a emergência, mas não deu. Resolvi mandar uma msg de texto pra uma amiga que tem a filha na mesma escola da minha pra ver se ela poderia levar minha filha pra aula. Ainda bem que ela é meio coruja, está estudando pra uma prova e estava acordada. Ela concordou em levar minha filha pra escola e eu segui pra emergência. Cheguei lá umas 5:40 da manhã e a sala de espera estava vazia. Na hora fiquei feliz pq achei que o atendimento seria super rápido... que ilusão!!! Passei rápido pela triagem, mas a enfermeira logo me avisou que eu estivesse preparada para esperar no mínimo 3 horas pq só tinha uma médica de plantão. Como assim só uma médica??? Bom, foram quatro horas de espera! 
A médica chegou e eu, meio que no impulso, dei um "ufa" e ela se desculpou pela espera e me disse que tinha pacientes que estavam esperando desde as 10:00 da noite do dia anterior. Claro que eu fui educada e disse que entendia, que estava tudo bem, que eu sabia que ela estava sobrecarregada, enfim... Mas o que eu queria ter perguntado e não perguntei, pq o tempo dela é valioso e eu não ia atrasa-la já que eu sabia que tinham outros pacientes esperando, era pq as vagas para medicina são tão poucas se o país precisa de mais médicos.
Pelo que eu ouvi falar, aqui em Vancouver, cidade de mais de 2 milhões de pessoas, só existem 30 vagas por ano. Só entra na UBC em medicina os melhores dos melhores.
E para o imigrante médico conseguir validar o diploma aqui é uma loucura de investimento financeiro e muito estudo. Quase impossível :( E as vagas de residências médicas tb são concorridíssimas!
Semana passada uma criança morreu em um hospital em uma cidade próxima chamada Abbotsford. Pelo que eu li a criança estava com sinais de virose, tipo febre, vômito e mal estar, mas estava aparentemente bem. Já tinha ido a emergência, tinha voltado pra casa e estava com sintomas de virose mas brincando e interagindo normalmente, até que a criança começou a ficar molinha e os pais levaram novamente para emergência. Demorou duas horas pra serem atendidos, a criança foi pra UTI e morreu em menos de 4 horas de pneumonia. Agora estão investigando o caso pra saber se essa morte poderia ter sido evitada.
Eu não sou médica e nem conheço esse caso pra dar palpite, mas eu sou mãe e já tive em uma situação parecida.
Minha filha estava gripada, vomitou e ficou bem mole. Levei pra emergência e na triagem ela ficou com falta de ar, foi levada pra UTI e diagnosticada com pneumonia bacteriana e infecção generalizada. Graças ao meu Deus isso aconteceu em um hospital grande no Brasil e com muitos médicos e estrutura. Imagine se eu tivesse que esperar horas pra ser atendida por uma médica em uma situação dessas?
É claro que nada acontece sem a vontade soberana de Deus, mas como mãe eu me preocupo com essas coisas. As vezes eu penso em até ter um seguro médico em Seattle, fronteira americana aqui bem perto, em casos assim, mas acho meio loucura.
Como eu disse anteriormente, o saldo do sistema público daqui é positivo, mas essa limitação de médicos é preocupante.
Vou ficando por aqui. Que Deus abençoe a nossa semana e nos livre de todo o mal.
Boa noite a todos.





2 comentários:

  1. Renata, outro dia fui na emergencia de Delta, nao era nada demais. O medico me aconselhou a ir no VGH onde tem muitos medicos na proxima vez.

    ResponderExcluir
  2. Para voce o saldo é positivo porque foi tratada e operada no Brasil. Pensa bem.
    O caso da menina daqui foi receitado Tylenol e mandada para casa. Situação comum. Minha sogra canadense tratava um reumatismo e numa viagem a Seattle se sentiu mal e foi para o hospital. Achava que era crise de reumatismo e foi diagnosticada com cancer osseo. Voltou e foi processar o Family Doctor, mas não deu tempo, faleceu antes. Muito preocupante.

    ResponderExcluir