"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 19 de junho de 2016

Dicas de uma imigrante

Acabei de chegar de um aniversário de um coleguinha da minha filha. Festinha bem canadense, mas super agradável. 
Enquanto as crianças brincavam na piscina eu conheci uma família que acabou de chegar de Israel e me lembrou um pouco dos anseios e dúvidas da chegada.
Eu estou aqui há 4 anos e ainda estou buscando o meu espaço. Claro que já fiz muita coisa e tenho aproveitado bem todas as oportunidades que Deus tem me dado, mas eu sei que ainda tenho um caminho a percorrer pra chegar onde quero.
Nos EUA, onde eu vivi por 8 anos, as coisas aconteceram mais rapidamente do que tem acontecido aqui e, por isso, as vezes eu tenho a sensação de que não estou indo na direção correta, mas não é verdade. Eu sei que a vida é um processo de aprendizado e a cada obstáculo que a gente vai vencendo ou não a gente aprende alguma coisa.
Eu olho pra minha vida nesses 4 anos de Canadá e acredito que estou mais segura de mim. Talvez se tivesse a chance de fazer diferente eu mudaria algumas coisas, mas no geral eu acho que estou indo bem.
Vou fazer uma lista aqui do que eu penso:
1- Carreira profissional - Eu investi na minha área de comunicação e design e aqui tem muitas vagas, mas o salário não é bom. O custo de vida aqui é muito alto, então, é muito complicado viver com um salário baixo se vc tem filhos.
Eu tenho visto muita gente chegando e fazendo college de business... olha, se vc não for muito fera nessa área eu acho a maior furada!!! Áreas mais específicas como culinária e spa tem mais chance de emprego e de sponsorship. 
2- Filha - Optei por uma escola particular e não me arrependo, mas é um custo a mais e o dinheiro faz falta. 
Tenho visto muitos pais reclamando das dificuldades que os filhos estão tendo pra aprender aqui. Gente, eu bem sei o que é isso!!! Muitas crianças não conseguem processar bem o inglês depois de terem o português como primeira lingua e isso pode causar algumas frustrações. Mas isso passa. Na verdade os pais sofrem mais que os filhos, pq a gente acaba se culpando. Keep calm que isso passa!
3- Amizades - Eu fiz bons amigos aqui, não muitos, mas bons amigos. Não tenho muito jeito com gente e nem sou a miss simpatia :) Sou mais reservada que a maioria das pessoas e não dou risada de piada sem graça, mas sou aquela amiga de todas as horas. Não faço questão de estar rodeada de pessoas, mas gosto de saber que as poucas que tenho comigo eu posso contar.
Não tente viver como imigrante sozinho. A vida aqui é difícil e tem vezes que é bom ter alguém pra desabafar.
4- Imigração - Eu vim como residente e foi uma escolha 100% acertada. Mas se eu não pudesse vir como PR eu viria como estudante, faria um college de 2 anos numa área em demanda - de jeito nenhum business - procuraria um internship nessa área, trabalharia até de graça se tivesse a chance de conseguir o LMO e usaria os 3 anos de work permit pra entrar no Express Entry, nem que fosse em Saskatchewan. Foco e objetivo é muito importante.
5- Deixei o mais importante pro final: fé em Deus. O meu Deus é Aquele que abre a porta certa na hora certa. Andar com o Senhor é saber que Ele pode quando vc não pode. 
Uma semana abençoada pra todos nós.
Boa noite

3 comentários:

  1. Oi, Renata!!!
    Vir para fazer college com esperanças de obter a residência permanente está ficando a cada dia mais difícil. O CIC está muito atento ao aumento de brasileiros qualificados querendo fazer college e trazer a família. Isso tem um cheiro de "trampolim para a imigração" e está muito manjado. Resultado: atualmente, 50% dos pedidos de visto de estudos são negados.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que muitos vistos têm sido negados, mas tem muita gente que eu conheço conseguido empresas dispostas a aplicar. Não desista! em último caso transfira seu curso pra Montreal, pq lá é mais fácil o PR.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. 6ª semana de propósito - Que o Senhor direcione nossos passos. Ele sabe o que é melhor pra nós. Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Fico vendo os relatos de quem já está aí e sonhando com o dia que poderemos estar também como residentes. A caminhada é longa, temos muito a fazer para estar no perfil, mas estamos nos preparando. Como você disse, Renata, foco e objetivo! Desejo uma semana abençoada a todos! -Keila-

    ResponderExcluir