"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 15 de maio de 2016

Aprendendo com outras culturas

Olá amigos blogueiros, hoje eu tive um dia super corrido pq minha filha teve uma apresentação de dança israelense no Festival Ha'Rikud realizado no Jewish Community Centre de Vancouver.
Eu não sei se vcs conhecem um pouco da cultura judaica, pq pra muitos brasileiros os judeus são um único povo que vive em Israel, mas a verdade é que o judaísmo vai muito além disso.
Israel renasceu e se tornou país em 1948, ou seja, uma data muito ressente, mas antes disso judeus viveram e tiveram famílias, muitas vezes misturadas, em diversas partes do mundo fazendo com que a cultura judaica se tornasse muito rica.
Só pra vcs terem uma ideia existem judeus brancos dos olhos claros vindos da Europa, mas tb bem morenos dos cabelos cacheados de regiões do Oriente Médio e até negros da África.
Bom, mas o que eu queria compartilhar com vcs é que em todos os eventos judaicos que eu já fui é entoado o hino de Israel e o hino do Canadá, e hoje não foi diferente. 
É muito lindo ver o amor e a reverência das pessoas ao seu país de "origem", mesmo que muitas delas nem tenham nascido lá, e do seu país de adoção, no caso o Canadá. 
Infelizmente eu não aprendi nada disso com o meu país e a minha cultura brasileira.... minto, aprendi a cantar o hino nacional com reverência e amor em todas as copas do mundo rsrsrs, mas fora isso...
Os judeus, devido as inúmeras perseguições, foram, e eu posso dizer que ainda são, um povo imigrante e eu tenho aprendido muito com eles. Entoar os dois hinos sempre, inclusive todos os dias na escola antes das aulas começarem, ensina as crianças duas coisas: amar suas origens e amar o país que os acolheu.
Eu não sou judia, mas sou imigrante. O Canadá me acolheu e me deu os direitos e obrigações de uma cidadã e eu canto o hino canadense com um coração agradecido pelo privilégio de fazer parte de uma nação como essa.
Hoje eu assisti uma matéria no Fantástico que cortou o meu coração. Era sobre a falta de leitos de UTI no Brasil e mostrou a história de um casal que, literalmente, viu a filha de um aninho morrer de pneumonia por falta de UTI. Gente, isso não deveria acontecer com ninguém!!!! Não é justo que pessoas morram pq não tem dinheiro pra pagar um hospital, a saúde deveria ser um direito de todos, mas enfim... O que eu quero dizer é que eu deixei o Brasil pra trás, com todas as suas belezas naturais e todas as suas injustiças sociais pra viver em um lugar que não é perfeito, mas que, ao menos, cuida dos seus residentes com um pouco mais de respeito.
Nesse país que eu escolhi eu não tenho minha família e nem muitos de meus amigos, mas eu estou ensinando a minha filha a respeitar os outros e a comunidade como ela não aprenderia no Brasil.
Aqui os impostos são altíssimos, mas todos têm acesso a saúde e a educação. 
Vcs sabem que minha irmã está aqui com a família, né??? pois é, e ela está amando!!! 
Vir pro Canadá é um investimento muito alto, mas a qualidade de vida não tem preço. Eu bem sei que o começo é desafiador e as vezes frustrante, mas a experiência vale a pena, em todos os sentidos.
Obrigada Senhor por ter me trazido pro Canadá!!! 
Que Deus abençoe a nossa semana!
Ahhh, sexta passada comecei um propósito de oração de 7 semanas!!! Se vc precisa mais de oração apareça por lá: Sexta, das 7:30-8:00pm na Richmond Baptist Church. O endereço é 6640 Blundell Rd, Richmond.
Pq o propósito de oração??? eu acredito que a oração nos aproxima de Deus e não há deserto que dure quando nós estamos nos pés do Senhor.
Boa noite a todos

6 comentários:

  1. Gloria a Deus!!
    sonho em morar no Canada...

    ResponderExcluir
  2. Gloria a Deus!!
    sonho em morar no Canada...

    ResponderExcluir
  3. A oração aquieta os nossos corações, nos aproxima de Deus e nos torna mais quebrantados. Estarei, se vc permitir, no mesmo propósito daqui do Brasil . São 4 horas de diferença? Me corrija, se estiver errado, o horário equivalente seria entre 23:30 às 00:00?

    ResponderExcluir
  4. Oi Francimara,
    Dá uma checada no google, pq estamos no horário de verão e a diferença depende de onde vc está. Coloque no google horário em Vancouver.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Francimara,
    Dá uma checada no google, pq estamos no horário de verão e a diferença depende de onde vc está. Coloque no google horário em Vancouver.
    Bjs

    ResponderExcluir