"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Minha filha e o déficite de atenção

Hoje eu tive mais de uma hora de reunião com a "counsellor" da escola da minha filha. Foi uma conversa agradável, esclarecedora e que me apontou os próximos passos que eu terei que dar a partir de agora.
Desde o último post sobre esse assunto eu recebi muitos comentários, inclusive de amigos questionando o diagnóstico e a doença propriamente dita. Eu tenho lido bastante sobre o assunto e estou aberta pra ouvir opiniões e sugestões. 
O que eu sei de fato até aqui é que minha filha é uma pessoa linda, meiga, carinhosa, um presente "perfeito" de Deus na minha vida. Mas ela tem uma dificuldade muito grande de aprendizado, tão grande que ela está tendo um calendário diferenciado do resto da turma.
Pra se chegar ao diagnóstico de déficite de atenção a psicóloga passou uma tarde inteira avaliando a minha filha intelectualmente e academicamente. Eu não acredito que ela tenha criado um diagnóstico, tenha seguido uma "moda" ou tenha buscado o resultado mais fácil. Eu tenho certeza que ela viu em minha filha traços de uma criança com dificuldade séria de concentração. O que não significa que eu esteja convencida da necessidade do medicamento.
Como eu falei pra vcs, eu tenho lido sobre o assunto e os efeitos das drogas pra déficite de atenção podem ser gravíssimos, inclusive, a longo prazo ainda são desconhecidos.
A "counsellor" me disse que o déficite de atenção pode ser por traumas emocionais e por ausência química. No primeiro caso o remédio não ajudaria em nada, já no segundo daria resultados.
Ela sugeriu que eu tentasse por um período pra ver se ajudaria minha filha de algum jeito, pq ela teme que as dificuldades do dia a dia a façam desistir de ir a escola.
Uma amiga psicóloga me apresentou o Ômega 3 como uma solução natural pro problema. Comprei semana passada e já estou dando. Tenho lido sobre o assunto e estudos têm apresentado bons resultados.
Tenho uma consulta com a pediatra na semana que vem e vou perguntar sobre as opções naturais e dosagens. Vou ter que pedir tb um "referral" pra o Children's Hospital. A "counsellor" me disse que eles tem um departamento que ajuda no acompanhamento de crianças com déficite de atenção. É claro que não vai acontecer do dia pra noite, existe uma fila, mas assim que a gente for chamada as coisas fluem.
A "counsellor" tb sugeriu que eu fosse ao School Board daqui de Richmond perguntar sobre umas classes especiais que eles têm pra crianças com dificuldade de aprendizado. São salas com somente 3 ou 4 alunos. Eu vou, mas eu não sei se é fácil ter acesso a essas salas, já que eu conheço duas crianças que têm o mesmo problema e estudam em escolas públicas daqui em salas normais. Okay, eles têm aulas nessas salas menores tb, mas não é sempre não. Enfim, não custa nada dar uma olhada, né???
Vou dizer uma coisa pra vcs: hoje eu não penso em medicar minha filha. Gostaria de ter condições de pagar um tutor que pudesse me ajudar a ensina-la, mas agora não dá.
Só pra vcs terem uma ideia, ela aprendeu o alfabeto com a professora ensinando em 3D. Ela só fixou as letras depois de toca-las e senti-las, pq só vendo no papel não era o suficiente. Ela aprendia e esquecia ao mesmo tempo.
Mas foi como a "counsellor" disse: Nada na vida acontece por acaso. De repente ela veio com essa dificuldade e com a necessidade de sentir mais as coisas pra se transformar em uma grande artista... quem sabe??? Eu só sei que a minha confiança está no Senhor. Não está no remédio, na psicológa, no tutor e em ninguém, mas somente em Deus.
Tenham uma boa noite.

4 comentários:

  1. Cuidado com a "indústria da doença", Renata!!!

    ResponderExcluir
  2. Alex e Isa, queria eu acreditar que minha filha não tem nada, mas infelizmente o que ela tem não foi inventado. Eu vejo as dificuldades dela no dia a dia.

    ResponderExcluir