"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Minha filha e a psicológa

Oi gente, acabei de chegar do curso de liderança que estou tendo na igreja e me deu vontade de escrever pra vcs.
Meus últimos dias têm sido bem corridos por conta do meu curso na SFU e do meu propósito de malhar 30 min por dia. Parece pouco, mas quando se tem que cozinhar, limpar, fazer marmita, pegar e levar filho na escola, 30 min é muuuuito tempo!!! rsrsrsr... Sem falar que todas as noites eu tenho que fazer o "homework" com minha filha e depois fazer os meus próprios... vou dormir cansada!!!
Mas o que eu queria dividir com vcs é que na sexta passada eu peguei o resultado da avialiação que minha filha fez com a psicóloga. Eu nem lembro se comentei com vcs, mas a escola pediu essa avalição e nós fizemos. Foi feita particular e nós gastamos mais de $2.000 dólares. O governo não subsidia, mas o nosso seguro cobre até $1500, só que até agora eu não vi a cor desse dinheiro :(.
A psicóloga fez diferentes tipos de avaliações usando diferentes métodos e passou mais de uma hora me explicando o sobre as conclusões dela a respeito do desenvolvimento de minha filha. Graças a Deus, intelectualmente ela é normal. Mas alguns dos pontos que foram analisados mostraram que ela tem algumas dificuldades com o processamento das informações. Não vou entrar em detalhe de tudo, mas a conclusão é que ela tem déficite de atenção. Okay, eu sei que é a doença da moda e muita gente não acredita nela, mas tudo o que foi abordado pela psicóloga foi bem interessante e me passou muita segurança.
Eu achava que déficite de atenção estava relacionado com crianças hiperativas, mas enquanto ela a psicóloga me explicava eu me vi em alguns pontos que foram abordados sobre esse problema. 
Eu tive muita dificuldade no período escolar por não prestar atenção nas coisas que não me interessavam. Eu costuma passar as aulas desenhando as carteiras, cadernos e livros. Eu só parava nas aulas que me despertavam algum interesse. Até hoje eu sou assim. Hoje mesmo eu tive uma aula tão chata, mas tão chata, que enquanto a professora falava eu fui ao banheiro duas vezes, chequei o facebook umas 10 vezes, olhei no celular umas 5 vezes, vi as notícias do site da Globo, do UOL, da Folha de SP e do IG, ou seja, fiz de tudo pro tempo passar logo rsrsrsrs... E eu não consigo evitar. Quando eu não tenho acesso ao computador eu desenho, desenho e desenho. Começo com um rabisco e de repente uma página toda é tomada por formas, contornos e imagens.
Mas na minha época ninguém falava de déficite de atenção, então, eu enrolava na escola, em casa minha mãe estudava comigo - o que era uma tortura pra mim e pra ela rsrsrsrs -  e eu tinha milhares de aulas de reforço. Tudo isso até eu me conscientizar, aos 14 anos, de que eu tinha que me virar sozinha. Com o tempo eu desenvolvi estratégias de estudo e consegui superar as minhas dificuldades. Mas não foi fácil.
Voltando a minha filha, a psicológa sugeriu que eu e a escola esperássemos mais um ano, já que ela ainda é muito nova, pra ver como vai ser o desenvolvimento dela nos próximos meses antes de pensar em medicação. Sim, a medicação é uma possibilidade de fazer com que ela preste atenção.
O que eu acho??? Eu ainda estou na fase de ouvir e buscar informações. Meu primeiro pensamento não é favorável ao medicamento, afinal, eu sobrevivi sem ele. Mas, por outro lado, se realmente for comprovado que isso facilitaria a vida dela escolar e se o pediatra achar que deve ser dado eu vou pensar cuidadosamente sobre isso.
Eu tenho uma amiga bem próxima aqui que tem um filho com esse mesmo problema. Ela me disse que tem visto resultados concretos no uso do medicamento.
Infelizmente o mundo não é perfeito, né??? sempre tem umas pedrinhas no caminho. Quando a gente sai de um problema aparece outro e a vida vai seguindo.
Graças a Deus que déficite de atenção não é o "fim do mundo", graças a Deus que eu já superei problemas bem maiores e graças a Deus que estamos tendo condições de ajudar minha filha, mas que as coisas poderiam ser mais fáceis... ah, sim poderiam!!!!
Vou ficando por aqui pq já tá tarde demais. Que Deus nos dê um resto de semana abençoada.
Boa noite a todos.

Um comentário:

  1. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ritalina-a-droga-legal-que-ameaca-o-futuro/

    http://inacreditavel.com.br/wp/ritalina/

    http://psicologia-ro.blogspot.ca/2013/05/inventor-do-tdah-confessa-farsa-da.html

    ResponderExcluir