Amigos, eu fico muito feliz de poder contar pra vcs que tenho conhecido muita gente legal aqui no Canadá.
Quando eu saí do Brasil para os EUA eu não sabia o que me esperava, eu não tinha ideia das pessoas que eu ia conhecer e acabei tendo uma surpresa muito boa, pq eu construí laços fortes por lá; fiz amigos tão chegados quanto irmãos, pessoas muito próximas que dividiram momentos felizes e tristes comigo. Já pra vir pro Canadá eu fiquei um pouco receosa, pq Vancouver não tinha uma igreja brasileira que eu pudesse congregar e a quantidade de brasileiros e latinos - pessoas com cultura parecida com a minha - era bem menor do que na Flórida; mas, mais uma vez o Senhor me surpreendeu. Desde que eu cheguei tenho conhecido pessoas especiais... ok, é claro que nem todo mundo vira amigo, mas, graças a Deus, o Senhor tem colocado muita gente bacana na minha vida.
No sábado passado fomos a um barbecue na casa de uns canadenses da minha igreja e tivemos uma tarde maravilhosa!!! Comi o hamburger canadense igual aos dos desenhos animados rsrsrsrsrsr... eu escolhi o menorzinho, pq tinha cada um gigante!!! De brasileiros só tinha eu e meu marido, o resto era canadense, e tinha uma família de hondurenhos e um cubano. A noite fomos a casa de um casal de brasileiros da igreja tb que estava fazendo uma feijoada pra um grupo de filipinos... gente, foi ótimo!!! os filipinos se apaixonaram pela feijoada mas ficaram de boca aberta, literalmente, pelos brigadeiros rsrsrrssrrsr... Cada filipino pegou um brigadeiro, por educação, mas quando eles viram que eu fui pegar o segundo e o terceira - amo brigadeiro!!! - eles perderam a vergonha e atacaram rsrsrsrsrrs...
Eu acredito que o segredo pra fazer amigos em terras estrangeiras é estar aberto, disposto a se relacionar, mesmo com as barreiras culturais. É claro que no meu caso o fato de estar numa igreja ajuda muuuuito, mas, mesmo antes disto, eu conheci gente bacana; pessoas que estavam dispostas a fazer amizade e que me deram oportunidade pra que eu me aproximasse delas.
Mas eu confesso a vcs que não dá pra ser aberto com todo mundo, pra mim mesmo é difícil me aproximar muito do pessoal do Oriente Médio; a cultura é muuuito diferente e eu sempre acabo dando fora rsrsrsrsrsr... Na aula de inglês um paquistanês estava contando como as mulheres do país dele eram violentadas com ácidos que as desfiguravam completamente e não havia justiça em relação a isto; e eu, na minha liberdade de expressão tipicamente brasileira rsrsrrsrsrs, disse a ele que a falta de justiça era consequência da falta de respeito e falta de valor que as mulheres tinham no Oriente; e ele ficou bravo comigo, muuuito bravo!!! acho que se ele pudesse tinha colocado uma mordaça na minha boca rsrsrrsrsrs... foi um climão!!! Depois deste episódio eu fiquei mais atenta, afinal, o que pra mim é normal pra eles pode ser uma coisa de outro mundo, então, eu percebi que eu tenho que respeitar as diferenças e aprender a ouvir mais e falar menos rsrsrsrsrsrsrs...
Bom gente, por hoje é só... pra quem está vindo pra cá deixo uma dica: venha sem medo de ser feliz.
Oie Renata paz do Senhor minha irma! Que o Senhor te ajude a continuar escrevendo e continue te dando sabedoria para isto, pois gosto demais dos seus textos. Quanto a ouvir mais, Tiago já nos advertio em sua carta e confesso que para mim estou ainda tentando colocar em pratica pois é muito dificil ser pronto para ouvir e tardio para falar (Tiago 1.19). E adorei a dica viu, Deus usa voce para me dar forças e nao temer o ir estudar no Canadá. FICA NA PAZ DO SENHOR!
ResponderExcluirLuciana Setimi
Obrigado,Renata!Excelente conselho!Estamos indo de coração aberto e prontos para sermos muito felizes!bj
ResponderExcluir