Eu não tenho parado desde que conversei com o diretor da escola de minha filha. Estou indo atrás de informações e opiniões pra errar o mínimo possível.
Depois de deixar minha filha na escola essa manhã fui ao Sylvan, grupo de reforço escolar aqui em Richmond, mas estava fechado. Aproveitei o tempo livre e fui ao School District e conversei com alguns professores que estavam na porta, por causa da greve.
Expliquei a situação de minha filha e um deles me disse que eu deveria optar pelo ensino público, devido ao suporte ser maior do que no ensino privado. Ele me disse que ela teria todo acompanhamento necessário gratuitamente e que as escolas públicas são muito boas. É claro que não são perfeitas e, por isso mesmo, os professores estão em greve, reivindicando mais suporte para as crianças.
Fui na Blair, que é a Elementary School pública que fica na minha rua e é uma das top na lista de melhores escolas, com nota A, e conversei com professores que trabalham lá. Eles não foram tão animadores quanto os primeiros. Me disseram que é uma grande decisão tirar uma criança de um escola com turmas pequenas e mais atenção pra colocar no ensino público que tem 25 crianças por sala. Eles enfatizaram que ela, provavelmente, não teria a atenção necessária, mas que os professores de lá eram excelentes.
Me disseram tb que o suporte pra alunos com dificuldades era gratuito mas que deixava muito a desejar. Crianças levam anos em lista de espera pra serem avaliadas por psicólogos e as que precisam de fonodiólogos ou outros acompanhamentos específicos só tem direito a 30-45 min por semana e coisas assim.
Depois da Blair liguei pra Sylvan e fui direto ao assunto, perguntei sobre metodologia pra crianças no kindergarten e preços. Eles me explicaram que no caso da minha filha, eles começariam trabalhando com o som das letras, com a linguagem, dando ela uma base mais sólida pra começar o grade1. O preço da avaliação inicial é $145 que é debitado da tuition. No caso da minha filha eles recomendam o mínimo de 4 horas por semana, sendo $55/hr, dando um total de $220 por semana. A ideia seria trabalhar com ela o verão todo intensamente pra que ela tenha consiga começar o grade1 com mais confiança e menos dificuldade.
É isso. Tô com a minha cabeça quente.
O que ela tem? Vc nunca mencionou nenhum tipo de necessidade especial antes. Foi clara pelo que me lembro de ter colocado na escola particular pelo fato dela não ter idade para escola publica. Achava que era um preschool. O que aconteceu? Espero que vc tenha uma solução rápida e eficaz, apesar de aqui serem bem lentos para resolver, a não ser que vc pague caro.
ResponderExcluirOi Marília, na verdade eu acho que ela não tem nada. A escola me disse que ela está tendo dificuldade na alfabetização e eles querem saber se isso é proveniente de alguma coisa como dyslexia. Eu fiquei muito preocupada, mas tenho falado com muita gente sobre isso e estou começando a achar que não é nada demais... bjs
ResponderExcluirRenata, também acredito que sua filhota não tenha nada! Se eu fosse vc programaria umas férias e faria uma avaliação dela no Brasil. Ou então, já que existe skype, faria esta avaliação por ele. Existem várias técnicas diagnósticas para se detectar problemas de aprendizagem. Quando Bruna estudou em Calgary foi em uma escola pública católica, que dizem sr muit melhor que a pública pública! A escolaa era maravilhosa e dava para Bruna um suporte maravilhoso! Já a de Edmonton era péssima!!!! Caso vc tenha interesse posso conversar com uma amiga que é psicopedagoga super experiente e vcs duas podem avaliar Stephanie por skype, até mesmo fazer os testes necessários! Conte sempre comigo! Bjus carinhosos! Zneide
ResponderExcluirproblemas de alfabetizacao? Aqui eles não alfabetizam no primeiro ano, ou ate mesmo, não tem esta pressa de alfabetizar. Eh so leitura. Minha filha entrou na Grade 1 aqui e eu como professora fui questionar o ensino pque achava lento demais, sem homework e a prof. me deu uma aula, rs Minha filha fez o jardim de infância no Brasil e ja chegou alfabetizada aqui e redigindo texto, alias, começando. Entao achava muito fácil e ficou sem motivação, porque convivia com crianças que nunca tinham ido a escola. Mas tudo foi se encaixando pque a prof. propôs desafio a ela. Outra coisa: dislalia e dislexia são corriqueiras no ambiente escolar. As duas tem tratamento e não são serias nem graves. Exceções somente se comprometem outras síndromes. Acho que ela não tem nada. Talvez o diretor esta questionando sua aptidão religiosa e porque voce insiste em ela aprender hebraico, rs. Não faz sentido mesmo.
ResponderExcluirOi Marilia,
ResponderExcluirJá ficou definido que ela não terá mais hebraico e fará uma avaliação pra saber se ela realmente tem alguma dificuldade ou se é somente o problema da linguagem... bjs