"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 12 de fevereiro de 2011

Descaso da Unimed Três Vales

Eu era pra ter ido com minha filha passar o final de semana na casa de praia de minha tia em Subaúma, pouco mais de uma hora daqui de Salvador. Porém, ontem o estresse com a Unimed foi tão grande que desisti, preferi ficar aqui. Minha mãe também me chamou pra um passeio de barco, mas eu também recusei, achei melhor ficar na cidade pra ver se alguém ligava com alguma resposta referente ao meu caso de liberação do plano pra cirurgia.
Vejam só, depois de consultas com especialistas CREDENCIADOS PELO MEU PLANO, como mastologista, cirurgião plástico e oncologista, chegou-se ao comum acordo que era necessário realizar os seguintes procedimentos:
1- Adenomastectomia subcutanea bilateral com reconstrução imediata
2- Ressecção de linfonodo sentinela toracico lateral
3- Fazendo-se INDISPENSÁVEL o exame anatomopatológico de congelação do linfonodo sentinela e dos ductos terminais da mama esquerda para avaliação e definir com segurança a conduta cirúrgica.
Apresentei a requisição dos procedimentos assinado pelo meu mastologista no dia 08 de fevereiro à Central Nacional da Unimed em Salvador, onde fui avisada de que NENHUM hospital coberto pelo meu plano faz o procedimento requerido, portanto, o pedido seria apresentado à Unimed Três Vales para avaliação, uma vez que o hospital sugerido para cirurgia era um hospital de tabela própria. Fui informada que, nesses casos, a Unimed costuma aprovar o procedimento por entender não haver outras opções nos hospitais da rede.
Ao ligar na quinta passada, pra saber se havia alguma resposta, fui orientada a ligar pra Unimed Três Vales, já que é a Unimed responsável pela avaliação do meu caso. Liguei e falei com uma pessoa da auditoria, que, por sua vez, pediu que eu ligasse pra coordenadora do setor; mais uma vez liguei e falei com a tal pessoa que pediu pra eu ligar pra um tal de José Maria, coordenador geral. Gente, vocês não tem noção da forma grossa e arrogante que esse homem me tratou, eu fiquei passada com as colocações dele. Fui obrigada a ouvir coisas do tipo: "Eu não vou pagar por um hospital só porque vc quer...", "Procure uma cidade mais próxima pq eu não autorizo o procedimento e pronto!!!", "Se a senhora quiser entre na justiça, mas saiba que eu vou recorrer até a última instância!!!", "A resposta é NÃO e pronto..."
Eu não preciso nem dizer que eu fiquei sem acreditar, indignada, horrorizada, enfim, a única coisa que me veio na cabeça é que uma pessoa como essa não pensa que um dia ele pode passar pela mesma situação com uma filha, uma mãe, com qualquer pessoa próxima. Eu penso que qualquer pessoa tem o direito de negar, e qualquer um tem o direito de questionar a partir do momento que está pagando pelo serviço. A questão é a forma como vc faz, é a maneira como vc diz o "não".
Mas o problema não acaba por aí, o tal José Maria disse que negava o procedimento por telefone, não foi formalmente; infelizmente, não gravei a conversa - que raiva por isto!!! - e pra que eu possa tomar as próximas atitudes, como liminar, por exemplo, ele tem que enviar a resposta de forma oficial pra central da Unimed em Salvador, antes disto eu não posso fazer nada, absolutamente nada, a não ser esperar.
Como eu estava indignada com a maneira com que fui tratada, procurei saber de uma forma de manifestar minha insatisfação com o plano de saúde em questão, pra que o que aconteceu comigo não voltasse a acontecer com outras pessoas. Eu, que já morei fora, aprendi que tenho o direito de reclamar caso eu me sinta agredida, prejudicada de alguma forma, por um serviço que eu contratei. Aqui no Brasil as pessoas deixam as coisas passarem por acreditar que as empresas estão prestando um favor quando na verdade estão cumprindo a obrigação deles.
Bem, foi através dessa situação que eu conheci a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - uma autarquia do governo responsável, entre outras coisas, por fiscalizar planos de saúde. Através do site http://www.ans.gov.br/ entrei em contato com os atendentes da ANS. A agência recebeu a minha queixa e abriu inquérito pra investigação do meu plano de saúde. Ontem mesmo o plano foi notificado sobre a abertura do processo instaurado contra ele; e eu me surpriendi, fiquei de "boca aberta" com a rapidez e eficiência do governo no caso, confesso que não esperava. A gente fala muito das coisas que não funcionam no Brasil, mas tem que aplaudir as que funcionam, né???
Voltando ao assunto, segundo os atendentes me explicaram, os procedimentos pedidos pelo meu médico são obrigatórios a todos os planos de saúde, porém, o meu plano não está cometendo infração já que oferece o procediemento em outras localidades. O erro deles está em não analisar o meu caso de forma criteriosa, já que os procedimentos requeridos pelo médico são referentes ao tratamento de um câncer, doença de risco. Potanto, o plano não deveria considerar a mudança de cidade como principal opção e isto foi aceito pra investigação.
Eu não sei se tudo isso vai dar em alguma coisa ou se eu fiz a coisa certa, mas a ideia era mostrar ao meu plano de saúde que nem todas as pessoas são desinformadas e ignorantes como eles pensam.
Enquanto isso, continuo na espera pela decisão final. Até hoje à tarde nenhuma decisão havia sido tomada. Independente da decisão, espero que a Unimed Três Vales e outros planos de saúde repensem a forma como tratam seus clientes. Não somos números somos pessoas.

7 comentários:

  1. Renata!
    Q revolta! Pessoas assim como este infeliz acabam aprendendo da pior forma... q absurdo. Corra mesmo atrás de todos os seus direitos. Nós corremos atrás do nosso aqui, o de ser tratado com descência e já conseguimos resultado. O victor até escreveu um post sobre isso. Por toda a sua situação vc deveria ser poupada deste tipo de aborrecimento. Essa batalha pode sté der difícil mas esteja certa de que no fim a vitória estará nas suas mãos.
    Bjk
    Carina

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  2. Renata, sinceramente é horroroso ver uma situação destas acontecendo... As vezes me pego pensando sobre a qualidade e eficiência real de nossa saúde e especialmente de planos de saúde por aqui.

    Estes dias, a Amanda estava com muitas dores abdominais e indício de APENDICITE... Acrecita que ficamos quase 3 horas aguardando atendimento em um dos hospitais particulares da rede do plano de saúde? E por fim, o médico mandou realizar um exame que ficaria pronto depois de 2 horas, devido a autorização do plano para realizá-lo.

    Imagine... 5 horas em uma situação crítica...

    Não sei se o nível é o mesmo no Canadá, mas sei que o nível aqui nem é tão bom quanto muitos pensam, mesmo para setor particular de saúde...

    Lute sim pelos seus direitos, você não está errada. Torço para que consiga solucionar esta situação o quanto antes e possa retomar seu sonho com a família toda reunida no Canadá!

    Abraços!

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  3. Renata, n se preocupe pq vc está no caminho certo.A ANS surpreendentemente vai resolver sua situação sim.Pelo menos eu sei que esta instituição é séria.Já tive problemas com um plano de saúde e entrei na defesa do consumidor e demos queixa na ans.Resultado:após quatro anos, ganhamos e ainda fui indenizado!N quero dizer que seu caso vai demorar pq seu caso é prioridade.Nem esquente sua cabeça pq tudo vai dar certo, pelo menos nesse ponto temos suporte muito bom neste pais.Bj

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  4. Oi gente, obrigada pelo apoio...a pior coisa nisso tudo é o estresse de ter que pensar em problemas já tendo um maior, né??? Mas Deus está no controle e tudo vai dar certo...bjs

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  5. É Renata... é muito bom olhar e ver q a galera q sofreu com os processos antigos ja esta toda la :)

    Bjs, Sa

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  6. Oi, Renata, como vc tá?Cheguei de BH e acho q foi tudo bem com o IELTS.Lembrei de vc pq o reading realmente foi bem tranquilo.Bj!

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  7. Estamos torcendo por vc. Mas que dá raiva , dá!!!Beijos

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