"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 27 de agosto de 2017

Sobre os que estão chegando

Oi gente, é bom começar a semana sabendo que vencemos mais uma, que até aqui o Senhor tem nos ajudado e que Ele está conosco não importa o quão grande seja a montanha que temos que escalar... Ele nos fortalece e nos guia.
Na sexta passada eu fui para um reunião de brasileiros e eu vi muitos brasileiros recém-chegados em Vancouver, ouvi muitos testemunhos que tocaram o meu coração. Não pelo que as pessoas falaram, mas pelo que eu conseguia enxergar na vida delas.
Quando eu estava com 19 pra 20 anos meu pai saiu do Brasil para recomeçar a vida nos EUA. Ele estava separado da minha mãe e a convite de um grande amigo ele resolveu sair do Brasil. 
No dia que eu fui deixa-lo no aeroporto eu chorei e voltei para casa com o coração partido pq eu consegui entender o quanto era difícil para uma pessoa mais madura deixar uma vida toda pra trás para mergulhar no desconhecido.
Assim como eu senti pelo o meu pai eu senti nessa reunião quando ouvi os relatos de pessoas acima dos 40 ou 50 anos que estavam chegando para começar a vida no Canadá. Não é fácil! é preciso ter um controle emocional e muita determinação para não desanimar. 
Na reunião mesmo foi dito pela organizadora que muita gente chega e muita gente vai embora por não se adaptar a vida aqui.
Eu costumo dizer que a imigração não é pra todo mundo e que se for em casal os dois têm que estar em comum acordo, pq a adaptação é punk!
Por outro lado não é fácil ficar no Brasil tb se não houver perspectiva de melhora.
Tenho ouvido muitos relatos de pessoas que perderam ou estão em risco de perder seus empregos, muita gente virando Uber e muitos tendo que se reinventar para não chegar numa situação crítica. E entre passar aperto no Brasil e passar aperto num país de primeiro mundo eu te digo que é melhor passar aperto em um país de primeiro mundo :) Outro nível.
Inclusive eu gostaria de deixar um convite aos brasileiros que estão aqui e, por acaso, possam estar passando por um momento difícil: visitem o Food Bank. Eu sou voluntária no Food Bank de Richmond e eu garanto que é uma boa ajuda para as pessoas que precisam.
Quando eu participei do treinamento para ser voluntária no Food Bank uma das coisas mais faladas pelos organizadores era que nunca fosse questionado o pq de uma pessoa precisar ir ao Food Bank. O custo de vida aqui é muito alto e ficar desempregado por 2, 3 meses pode deixar uma pessoa numa situação difícil, pq as contas não param e são altas.
Bom, vou ficando por aqui! Que Deus abençoe a nossa semana e nos dê muitas vitórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário