"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 13 de abril de 2013

Recomeçar não é fácil

Quando eu vim pro Canadá eu já tinha ideia do que me esperava. Era minha segunda imigração, então, meus pés estavam bem fincados no chão. Eu sabia que o começo seria um pouco difícil.
Os primeiros anos de um imigrante, geralmente, são os anos da semeadura: anos de semear e não de colher. Tempo que a gente tem que ter cabeça fria e olhos fixos nos objetivos.
Pensando assim, eu voltei a estudar. Tem sido muito enriquecedor pra mim e eu tenho aprendido bastante, mas confesso que as vezes dá um desânimo!!! Ontem mesmo uma professora que começou a matéria há apenas 20 dias chamou a minha atenção pq eu estava faltando muita aulas e estava correndo o risco de perder a matéria... Ai, gente!!! já estou no final do semestre, minha cabeça já tá cansada, e a aula dela é mais teórica do que prática, resultado: preguiça total!!! Mas eu tenho que reverter esse quadro pq eu não quero perder, ou pior, eu não quer ter que repetir rsrsrsrsrrs...
Outra coisa que tb tem me preocupado é o início de minha filha na escola em setembro. Até agora ela estava no preschool, ou seja, mais diversão do que responsabilidade, mas em setembro ela vai começar a alfabetização e eu fico muito preocupada que ela se sinta pra trás, já que o inglês dela ainda não é tão bom quanto dos coleguinhas. Por causa disso eu fui no Kumon hoje.
Pra quem não sabe o Kumon é um programa de ensino de matemática e leitura conhecido no mundo todo.
O programa ajuda crianças e jovens a desenvolverem suas habilidades de estudo respeitando o seu próprio tempo mas com disciplina. Eu achei a proposta bem interessante.
Estou pensando em coloca-la, mas o fator dinheiro pesa. Se ela fizer matemática é $50 de matrícula mais $120 de mensalidade, pra duas aulas de 30 min por semana. Se eu quiser leitura é o mesmo valor e se for leitura e matemática, que era o ideal, fica por $210 por mês.
Pro benefício que traz nem é tão caro, mas como só o meu marido trabalha e nós temos outras despesas fica bastante pesado.
Pra muita gente pode parecer besteira da minha parte pensar nisso agora, mas eu sei quanto é ruim estar numa escola e se sentir desanimado ou desmotivado por causa das dificuldades. Eu não posso garantir que esse vai ser o caso de minha filha, talvez ela tire de letra, mas como mãe é o meu dever estar sempre um passo adiante.
Muitas pessoas desanimam e desistem de aprender simplesmente pq não encontraram pessoas sensibilizadas pra suas dificuldades. Aqui no Canadá e nos EUA é comum jovens pararem de estudar depois do segundo grau por não terem aprendido corretamente durante os anos de escola. Principalmente nas escolas públicas, onde o ensino é mais fácil, as vezes a criança faz 10 anos sem saber ler e isso é sério. O Kumon é um programa que trabalha pra que a criança tenha orgulho e confiança em si mesma, fazendo com que o aprendizado seja divertido e não um fardo.
Pois é isso gente, eu estou plantando e plantando pra poder colher mais pra frente.
Tenham um final de semana abençoado na presença de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário